Agricultura inicia entrega dos projetos de venda de alimentos nas escolas estaduais

No início da manhã, o secretário Almy Júnior recebeu o representante dos produtores rurais para assinatura do projeto

O projeto que visa ao fornecimento de gêneros alimentícios nas escolas da rede estadual de ensino foi assinado, na manhã desta sexta-feira (15), pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior, e pelo representante dos produtores rurais, Sérgio Luís da Silva. Trata-se de uma iniciativa para atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Essa é a terceira etapa da chamada pública, que consiste na entrega dos projetos de vendas nas unidades escolares.
Após o encontro, representantes da secretaria de Agricultura e dos agricultores seguiram para visita em 15 escolas, que estão situadas na área central e no interior de Campos. A abertura dos envelopes com divulgação das datas e localizações será realizada nos dias 19 e 20 de março.
O secretário de Agricultura, Almy Júnior, destaca a importância do PNAE para os agricultores e para os consumidores das escolas. “O Programa oferece uma grande oportunidade para a agricultura familiar, por se tratar de mais um canal de comercialização de seus produtos. Além disso, possibilita uma venda com preços justos e sem precisar passar pelos atravessadores. Em muitos casos, principalmente nas escolas que estão localizadas na zona rural, os alunos já conhecem esses produtos por serem da sua região, da sua comunidade, e isso fortalece a cadeia alimentar, tanto para os produtores quanto para os alunos que vão consumir uma alimentação fresca e saudável”, explicou Almy.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa a estados, municípios e escolas federais valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.
A quarta etapa acontecerá entre os dias 3 e 4 de abril, quando ocorrerá o questionamento dos projetos não elencados no mapeamento. Já a quinta e última etapa será de formalização dos contratos dos projetos aprovados, que acontecerá entre os dias 8 e 17 de abril.

Mais Lidas

Veja também