Material didático de recomposição da aprendizagem distribuído a escolas de São João da Barra

Acervo, que inclui livros e materiais de apoio pedagógico, foi disponibilizado a 25 unidades do 1º ao 5º ano do ensino fundamental

A Secretaria de Educação de São João da Barra concluiu a entrega a 25 escolas, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, do material distribuído pelo Governo Federal, via Secretaria de Estado de Educação, com foco na alfabetização e na recomposição de aprendizagens da educação básica. A iniciativa é de grande relevância para o fortalecimento das práticas pedagógicas.

O acervo inclui livros didáticos destinados aos estudantes, além de materiais de apoio pedagógico para subsidiar o trabalho dos professores. Junto, está um guia prático para orientar e apoiar as redes na implementação das ações do Eixo Infraestrutura Física e Pedagógica do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

Os materiais destinados aos estudantes do 1º e 2º anos têm como objetivo principal apoiar o processo de alfabetização, proporcionando ferramentas que favoreçam o desenvolvimento das habilidades leitoras e escritoras em um momento crucial de formação.

Já os recursos voltados aos do 3º, 4º e 5º anos buscam atuar na recomposição e no fortalecimento das aprendizagens, com ênfase no desenvolvimento da competência leitora e escritora, permitindo a superação de eventuais lacunas acumuladas ao longo do percurso escolar.

O material de apoio pedagógico direcionado aos professores visa orientá-los na mediação do conhecimento, ampliando sua capacidade de planejar e implementar atividades significativas que dialoguem com as demandas específicas de suas turmas.

– O material, somado ao guia sobre sua utilização, é um reforço na política de fortalecimento de ensino e aprendizagem; permite a professores e alunos um maior recurso em termos de defasagem de aprendizagem dentro das diretrizes propostas pelo Governo Federal – explica o secretário municipal de Educação, Daniel Damasceno.

CNCA – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) é baseado na colaboração entre os entes federativos para garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar aprendizagens de alunos do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.

“Cumprir as metas do Compromisso é reconhecer e fortalecer o trabalho que já vem sendo feito nas escolas. Essa é a proposta do acervo com material didático que entregamos. Estamos avançando com ações concretas para garantir a alfabetização na idade certa e oferecer uma educação de qualidade para todos”, destacou a articuladora municipal e coordenadora do Ciclo Alfabetizador, Luciana Paula.

Veja também