Vinte e cinco artistas farão painéis em diversas técnicas no mudo do Luiz Reid.
O 14º Festival Kolirius Internacional de Arte Urbana, o evento deste estilo com o maior número de edições do Brasil, será realizado, em Macaé, com apoio institucional da Prefeitura, de 25 a 27 deste mês (sexta-feira a domingo), no Muro do Colégio Estadual Luiz Reid, Centro da cidade. Vinte e cinco artistas locais e convidados de outros estados e países, ou que atuam em outros países, participarão desta edição que homenageia o professor e autor no hino da cidade, Antônio Alvarez Parada, em seu centenário.
No festival de arte muralismo serão criadas obras em diversas técnicas, além do grafite (spray). A criatividade e a qualidade dos painéis artísticos de Macaé já integram a paisagem urbana e a identidade cultural do município, ultrapassando as suas fronteiras. Idade não é barreira neste estilo de expressão artística. Participarão artistas de 12 a 74 anos. O artista de Macaé, idealizador e curador do Festival Kolirius Internacional, Marlon Muk, destaca que esta edição também será comemorativa dos 212 anos do município. O evento é patrocinado desde o seu lançamento pela EDF Power Solutions.
“Vamos trazer artistas de nível internacional. Convidamos um brasileiro que está pintando em Paris, França; artistas do México, da República Dominicana e de Angola. Nosso festival já é muito famoso no mundo. Teremos a primeira participação da artista plástica experiente, Bia Bignone, no Kolirius. Será uma honra recebê-la. Ela foi a minha primeira professora de Arte. Este é um presente dos artistas de rua para Macaé, pela cidade receber tão bem a arte urbana. A Prefeitura acredita no poder da arte como ferramenta de transformação dos espaços públicos, deixando a cidade cada vez mais alegre”, disse Muk.
Os artistas de Macaé que estarão no festival são: Muk; Júnior Ferreira (Mais1); Felipe Moraes (Talu); Alex Dos Santos (Fawe); Beatriz Bignone (Bia); Karol Castro (Karol); Isabela Rodrigues (Bella) e Roni Linhares (Fen2). Já os convidados são: Diangani Fumu (Elohim), Angola; Eduardo Alejandro, México; Antônio Baez (Lomotete), República Dominicana; Ludmilla Weber (Lud), Tocantins; Monaliza Oliveira (Monaliza), Goiás; João Ernesto (Rizo), Johny Feyk (Feyk), Sergipe; Francisco Dias (Fabiano Dias), Ceará; Agnaldo Corrêa (Korea), Sergipe; Hely Costa (Hely), de Belo Horizonte e Sérgio Lídio (Lídio), Belo Horizonte.
Virão de São Paulo para o 14º Festival Kolirius Internacional de Arte Urbana: Sérgio Henrique (Snek), Marcos Vinícius (Tufão), Denys da Cunha (Evol), Jeferson Duarte (Bart), Guilherme Fernandes (Asthma), Laura Mendonça e Weslen de Almeida (Gelin). O Colégio Estadual Luiz Reid se localiza na rua Teixeira de Gouveia, 942.