Evento é realizado pela Paróquia Santo Antônio em parceria com a Prefeitura de Macaé
A Praça Veríssimo de Mello, nesta quinta-feira (21), sediou a 8ª Jornada Mundial dos Pobres, onde foram disponibilizadas ações voltadas para a população em situação de vulnerabilidade social. Em Macaé, a iniciativa é da Paróquia Santo Antônio, efetivada anualmente, sempre às quintas-feiras subsequentes à data estabelecida pelo Papa Francisco como Dia dos Pobres, em 2016. O evento contou com suporte de diversos setores da prefeitura municipal, desde logística a atendimentos e atividades laborais. Os momentos compartilhados se iniciaram com café da manhã, às 7h, encerrando com um almoço, às 12h.
A jornada teve também a participação conjunta de algumas entidades macaenses desenvolvedoras de projetos sociais, entre elas, Fazenda da Esperança, destinada ao acolhimento de pessoas com dependência química e alcoolismo; e Toca de Assis, que tem a missão assumida pelas Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento, de cuidar dos moradores de rua.
No local, foram distribuídos kits de higiene bucal, cobertores, roupas e calçados. Nesse esforço de reintegração social, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, os beneficiados com o evento tiveram a oportunidade de aferir pressão, fazer teste de glicemia, utilizar os serviços dos consultórios móveis de Odontologia e da Saúde da Mulher, ouvir dicas sobre saúde bucal e de como nutrir a mente. A Secretaria Municipal de Esportes levou motivação com a ginástica laboral movimentando o público presente.
O secretário de Desenvolvimento Social, José Neto, também esteve presente no evento, que contou com a participação de diversos dispositivos do órgão, como Centro Pop e Consultório de Rua. “A equipe da secretaria foi acionada para atuar com a assistência social, cadastramento do Bolsa Família, encaminhamento para atendimentos psicossocial e social, além de orientações aos usuários”, pontuou.
O Programa de Bem-Estar Social de Macaé (Pró-Bem Macaé), a Coordenação de Odontologia, Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Esportes, entre outros, tiveram atuação complementar e ativa na 8ª jornada. “É uma data em que todos nós voltamos os olhares para aqueles que mais precisam, oferecendo oportunidades reais e concretas de ajuda”, disse o responsável pela Paróquia Santo Antônio, Pe. Gleison Lima, em agradecimento ao apoio da prefeitura.