Podem participar, gratuitamente, estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de 10 a 16 anos
Estudantes do município de São João da Barra que desejam participar do programa Parlamento Jovem 2025, promovido pela Câmara, devem correr, pois o prazo termina na próxima quinta-feira (dia 25). Podem participar, gratuitamente, alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade entre 10 e 16 anos de escolas públicas e particulares do município. As inscrições devem ser feitas pelo Instagram do Legislativo (@camaradesaojoaodabarra), no formulário digital que está na bio onde também está o edital com todas as informações. Além de preencher e assinar a ficha, o candidato deve apresentar cópia do comprovante de matrícula; autorização dos responsáveis e um projeto de relevância social voltado para uma demanda comunitária.
O Parlamento Jovem, que acontece no Legislativo Sanjoanense desde 2015, visa promover a participação cidadã, o aprendizado do processo legislativo e o incentivo ao protagonismo político entre os estudantes do município. Diferente das edições anteriores, desta vez, o programa será parecido com uma eleição de fato, com direito à eleição dos candidatos, treinamento e a realização de cinco sessões plenárias, sendo a primeira destinada à instalação oficial, diplomação e posse dos vereadores jovens, bem como a eleição e posse da Mesa Diretora. Em caso de dúvidas, basta procurar a direção da escola.
A eleição dos vereadores jovens será no dia 31 de outubro, por meio de voto direto e secreto nas instituições de ensino públicas e privadas participantes. Serão eleitos 13 estudantes – número equivalente ao de vereadores da Câmara Municipal de São João da Barra, sendo escolhidos um representante de cada escola particular e representantes distritais para as escolas públicas, respeitando os critérios de representatividade e equilíbrio. Os estudantes que forem eleitos precisam ter disponibilidade para estar presente todos os dias da Semana Parlamentar Jovem, que ocorrerá de 10 a 14 de novembro, no plenário do Legislativo.
O Parlamento Jovem tem, também, o objetivo de proporcionar aos alunos, uma vivência prática do processo legislativo, promovendo o exercício da cidadania e o conhecimento do funcionamento do Poder Legislativo, dos partidos políticos com representação parlamentar e das funções dos líderes partidários. Eles vão poder não só entender o funcionamento de uma sessão legislativa como também fazer parte dela, como se fossem vereadores de fato.