Inauguração de mamógrafo municipal acontece nesta quarta em Cajueiro

Prefeita fará também a entrega das obras de revitalização da unidade ESF do quarto distrito, onde o equipamento foi instalado

A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, inaugura nesta quarta-feira, 8, o mamógrafo municipal, instalado na unidade do Estratégia Saúde da Família (ESF) de Cajueiro. Ao lado do vice-prefeito, Chico da Quixaba, de outras autoridades e da comunidade, a prefeita participa de uma solenidade, às 13h, no quarto distrito, marcando também a entrega da reforma completa da unidade que leva o nome de Elizabeth Gomes Rodrigues.

A aquisição do mamógrafo fixo é resultado de uma emenda impositiva de Chico da Quixaba, quando ele ainda era vereador, e recebeu a complementação de recursos pela gestão municipal. A iniciativa reforça as políticas públicas pela saúde da mulher sanjoanense, que ganham ainda mais destaque durante o Outubro Rosa.

“Eu quero convidar, neste mês que é dedicado à conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, para que todos estejam conosco na inauguração do nosso mamógrafo. A chegada do equipamento e a entrega da unidade de saúde reformada, no Outubro Rosa, são passos marcantes na valorização da vida, e representam um avanço significativo na promoção da saúde preventiva e no cuidado com as mulheres do município”, destacou a prefeita.

Além do novo equipamento fixo, a Prefeitura também vai disponibilizar, por meio do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte e Noroeste Fluminense, uma carreta itinerante equipada com mamógrafo e ultrassom. O veículo vai estar no próximo dia 17 no Ginásio Municipal de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino, das 8h às 17h, e no dia 18 na E.M. Chrisanto Henrique de Souza, no Açu, também das 8h às 17h.

Com a atualização do protocolo do Ministério da Saúde, a mamografia passa a ser recomendada para mulheres a partir dos 40 anos, a cada dois anos, independentemente de sintomas. Serão ofertados diariamente na carreta 100 mamografias e 50 ultrassons de mama, ampliando o acesso ao diagnóstico precoce. O agendamento pode ser feito diretamente nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), facilitando o processo e aproximando o serviço das mulheres. É recomendado que, ao realizar o exame, sejam levados os exames anteriores, quando houver, para um acompanhamento mais eficaz.

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Saúde da Mulher, também tem promovido palestras educativas, orientações sobre o autoexame e acolhimento especializado.

Veja também