
Com 850 metros de novas tubulações, Águas do Rio leva dignidade a cerca de 70 famílias de Rio Bonito, Barra de São João e São Francisco de Itabapoana
Gestos simples, como lavar a louça ou ouvir a caixa d’água encher, ganharam um significado especial para a dona de casa Dercilia Correia. Eles simbolizam a mudança de rotina que chegou a dezenas de famílias com a implantação de cerca de 850 metros de novas redes de água, levando mais dignidade e saúde ao dia a dia da população do interior fluminense.

As obras realizadas pela Águas do Rio, concessionária do grupo Aegea, beneficiaram 45 famílias do Morro do Cabrito, Serra do Sambê e Centro de Rio Bonito. As intervenções também transformaram a rotina de 28 famílias em Palmital, no distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu, além de moradores da Praia dos Sonhos, em São Francisco de Itabapoana, garantindo o acesso à água tratada nessas regiões.
Moradora da região do Morro do Cabrito há 32 anos, Dercilia se emociona ao falar sobre a conquista. “Ouvir esse barulhinho da água caindo na caixa é muito bom. Só eu sei o quanto pedi a Deus para que esse dia chegasse. Foram muitas dificuldades antes da água chegar. Quando vi o pessoal da Águas do Rio aqui, foi uma surpresa. Ninguém vive sem água. Hoje, só tenho a agradecer”, contou, com lágrimas de alegria.

Para a coordenadora de Serviços da Águas do Rio, Ana Paula Rodrigues, a chegada da água tratada representa muito mais do que uma obra de infraestrutura.
“Nosso compromisso é levar água tratada a todas as famílias, mas quando chegamos a comunidades onde esse serviço muda a vida das pessoas, percebemos que nossa missão vai além. Essas obras trazem mais saúde, dignidade e qualidade de vida, e ver o reconhecimento dos moradores nos enche de orgulho”, destacou.
As intervenções fazem parte do trabalho contínuo da concessionária para ampliar o acesso ao saneamento básico e garantir que cada vez mais famílias tenham água tratada dentro de casa, um direito essencial e um passo importante para um futuro melhor.

A Águas do Rio já investiu R$ 5,1 bilhões em quatro anos de operação e prevê aportar R$ 19 bilhões até 2033. O foco dos investimentos está na universalização dos serviços de saneamento no Rio de Janeiro, com 99% da população tendo acesso à água tratada e 90% à coleta e tratamento de esgoto nas áreas urbanas.