Evento da rede municipal de ensino promove reflexões sobre práticas pedagógicas
O Ginásio de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino foi palco, nesta terça-feira, 26, do II Workshop da Educação Infantil com o tema: “Vivências, descobertas e experiências na Educação Infantil” O evento reuniu cerca de 400 participantes entre professores de creche e pré-escola, auxiliares, cuidadores, pedagogos, diretores de unidades escolares e a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Com programação das 9h às 16h, o encontro teve como principal objetivo fortalecer a formação continuada dos profissionais da rede, proporcionando momentos de reflexão, troca de experiências e aprofundamento em metodologias voltadas para a primeira infância.
A convidada especial foi a palestrante e pedagoga Regina Shudo, referência nacional na área educacional. Em sua palestra sobre “A pedagogia do brincar em diferentes contextos”, ela destacou a importância da escuta sensível, do brincar e da valorização das descobertas das crianças como elementos centrais no processo de aprendizagem. “Educar na infância é um ato de responsabilidade e afeto. O professor precisa estar aberto a aprender com a criança e a enxergar no brincar uma potente forma de construção de conhecimento”, ressaltou.
O workshop também se consolidou como espaço de integração entre profissionais de diferentes segmentos da Educação Infantil, possibilitando o compartilhamento de práticas e o fortalecimento do trabalho coletivo.
O secretário de Educação de São João da Barra, Daniel Damasceno, presente ao evento, destacou a relevância do encontro. “Momentos como este workshop reforçam a importância da troca de experiências entre os professores, que aprendem uns com os outros e fortalecem suas práticas. Quero aproveitar para parabenizar mais uma vez os trabalhos desenvolvidos nas escolas, que refletem dedicação, criatividade e compromisso com a Educação Infantil”, pontuou.
Para o secretário, o desafio na educação está em superar práticas pedagógicas meramente quantitativas e valorizar experiências significativas. “A Educação Infantil é espaço de experiências, de amadurecimento e de construção coletiva. Quando fortalecemos essa etapa, levamos boas práticas também para o Ensino Fundamental, impactando toda a rede”, ressaltou.
A programação contou com um momento cultural, que incluiu a declamação do poema “As Borboletas”, de Vinícius de Moraes, realizada pelos alunos da Pré-escola I da C.M. Floriano Azeredo Siqueira, e a apresentação teatral da história “A Joaninha Diferente”, encenada pelos alunos da Pré-escola II da C.M.E. Nossa Senhora Aparecida, que participam das oficinas de teatro do projeto Práticas Integrativas da Semed, ministradas pela pedagoga Adriana Gomes. Para finalizar, os profissionais da Educação Infantil participaram de um momento de socialização das práticas pedagógicas.
De acordo com a coordenadora da Educação Infantil, Thaís Barboza, o sucesso do evento demonstra o compromisso do município com a valorização dos educadores e com a oferta de uma educação infantil cada vez mais qualificada. “Momentos como este fortalecem nosso trabalho coletivo e nos inspiram a seguir construindo uma Educação Infantil de qualidade, com mais sensibilidade, afeto e significado para nossas crianças”, frisou.
Segundo a professora Ana Paula Motta, a participação no workshop foi muito significativa. “Proporcionou novos aprendizados e reflexões sobre a nossa prática em sala de aula. Esses momentos de formação são fundamentais para fortalecer nossa atuação, trocar experiências com os colegas e garantir uma educação infantil cada vez mais acolhedora e de qualidade para nossas crianças”, avaliou.
Estiveram também presentes ao evento a coordenadora-geral, Janaína Monteiro; a coordenadora de Educação Especial, Ébia Ribeiro; a coordenadora de Práticas Integrativas, Joceilsa Coutinho; além de demais coordenadores da Secretaria de Educação.



