Fórum de Inclusão reúne profissionais da rede municipal em SJB

Evento contou com caminhada na área central da cidade, além de palestras e apresentações na sede do Sispusba

Fórum de Inclusão reúne profissionais da rede municipal em SJB

Professores de salas de recursos, mediadores, cuidadores, pedagogos e gestores de escolas participaram nessa terça-feira, 3, da oitava edição do Fórum de Inclusão. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), começou de manhã com a III Caminhada Inclusiva, que percorreu as ruas Joaquim Thomaz de Aquino Filho e Barão de Barcelos até a sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São João da Barra (Sispusba), onde foi realizado o Fórum, encerrado no final da tarde.

Organizado pelas coordenadoras de Educação Especial e Inclusiva, Franci Nogueira, Ébia Ribeiro e Denise Carvalho, o evento abordou a importância e o avanço da educação inclusiva na rede municipal de ensino. O Fórum de Educação Inclusiva, que teve como tema este ano “Caminhos e diálogos para a educação especial em uma perspectiva inclusiva”, contou com a apresentação de alunos do curso de Libras, atividade de musicoterapia e com premiações dos projetos Práticas Inclusivas e Caravana da Inclusão.

Participaram do evento duas palestrantes: a pedagoga, psicopedagoga e neuropsicopedagoga Cíntia Arêas, responsável pelo Estímulo Espaço Integrado, falou sobre o tema “Alfabetização no Transtorno do Espectro Autista (TEA)”; e Karen Ramos, graduada em Fonoaudiologia e pós-graduada em Fonoaudiologia Educacional e Análise do Comportamento Aplicada (ABA), que abordou o tema “Desenvolvimento da linguagem infantil para educadores”.

“O Fórum de Inclusão atingiu seu objetivo no sentido de despertar profissionais da educação para o desafio de criar possibilidades de um ensino para todos com equidade de oportunidades, acreditando que todos são capazes de se desenvolver”, definiu Franci Nogueira.

A secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues, ressaltou os avanços com o ensino inclusivo. “Nosso compromisso com a educação pública inclusiva é permanente e temos avançado neste desafio, uma missão que deve ser permanente não só no ambiente escolar, mas em toda a sociedade”, afirmou.

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