Disputas no masculino e feminino aconteceram no sábado
Os Jogos Estudantis de São João da Barra chegaram ao fim no último sábado, 8 de novembro, com a definição dos campeões das modalidades de futsal masculino e feminino, em disputas realizadas no Ginásio de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Coordenação de Educação Física, o evento reuniu 168 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, encerrando com sucesso mais uma edição do campeonato.

“As finais dos Jogos Estudantis são um momento de diversão, integração e valorização dos nossos estudantes. Mais do que competir, eles aprendem sobre respeito, trabalho em equipe e superação, valores fundamentais que a escola busca fortalecer. É gratificante ver o entusiasmo e a alegria de todos os participantes. Os estudantes realmente adoram esse momento, que já se tornou uma das atividades mais esperadas do nosso calendário educacional”, pontuou o secretário de Educação, Daniel Damasceno.

No futsal masculino, a equipe da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa (Dofec), da sede, conquistou o título após uma campanha marcada por técnica e superação. O segundo lugar ficou com a Escola Estadual Municipalizada Luiz Gomes da Silva Neto, de Enjeitado, e o terceiro lugar ficou com a Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, Açu. As premiações individuais reconheceram os destaques da competição: Tharick Moço Pereira (Dofec) foi o goleiro menos vazado, Fagner Fernandes Rolim (Dofec) recebeu o prêmio de melhor assistência, e o aluno Otávio Manhães das Chagas (E.E. M. Luiz Gomes) recebeu o prêmio de artilheiro. Os professores Dilma C. Carvalho, Daniele C. Melo e Vilson G. Neves da Dofec foram homenageados como os técnicos campeões.

Na disputa feminina, o título ficou com o Centro Municipal de Educação Avançada (Cmea I), de Mato Escuro ), seguido pelas escolas Manoel Alves Rangel, de Quixaba, que conquistou o segundo lugar, e a E.M. Elysio de Magalhães, de Barcelos, com o terceiro lugar. Entre as premiações individuais, Maria Eduarda Xavier Barreto, 8º ano (Cmea I) foi eleita a goleira menos vazada, e Lorena de Sousa dos Santos Pereira, 5º ano, da escola Elysio de Magalhães, de Barcelos,se destacou como artilheira e melhor em assistência. O professor Alan Ferreira Siqueira foi reconhecido como técnico da equipe campeã.
Durante o evento, os estudantes também participaram de uma oficina de beach tennis, promovida em parceria com o Projeto SJB Beach Tennis, ampliando o contato dos jovens com novas modalidades esportivas que vêm crescendo no município.
Encerrando as atividades, o coordenador de Educação Física da Semed, Bruno Menezes, destacou o impacto positivo dos Jogos Estudantis: “Encerramos mais uma edição dos Jogos Estudantis de São João da Barra com muita alegria, satisfação e serviço. É emocionante ver a festa das crianças, o brilho nos olhos de cada aluno e sentir que a Educação cumpriu seu papel de unir, ensinar e inspirar. Tenho um amor enorme por essa cidade e servir a São João da Barra é, para mim, motivo de orgulho e gratidão. Agradeço imensamente à Secretaria Municipal de Educação e aos meus amigos coordenadores pelo trabalho, dedicação e parceria que tornaram esse evento possível e tão especial”, disse.
Com forte participação das escolas e o envolvimento da comunidade, os Jogos Estudantis de São João da Barra 2025 reforçaram o compromisso da Educação com o esporte, o trabalho em equipe e a formação cidadã dos estudantes.