vento, nesta quinta-feira, 23, reunirá 18 projetos de escolas municipais e do Instituto Federal Fluminense, com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”
A XIII Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femucti) de São João da Barra acontece nesta quinta-feira, 23, das 9h às 16h, no Ciep 265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira. Aberto ao público, o evento contará com a participação de 12 escolas do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus SJB, que irão apresentar 18 projetos, sendo avaliados e selecionados para a Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Fecti), nos dias 6 e 7 de dezembro, no Rio de Janeiro.
Nesta décima terceira edição, a feira tem como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território” e convida o público a refletir sobre a relação entre o oceano, o clima e o modo como vivemos em nossa região. Também contará com a presença de projetos, empresas e instituições parceiras, entre elas SPE, Ecos, IBW, Arte Peixe, Praia com Vida, Marinha do Brasil, Ferroport, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e o Clube de Astronomia Louis Cruls, coordenado pelo professor Marcelo Souza. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também participará do evento.
Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação/Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Educacional, a Femucti tem parceria do IFF-SJB, Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
As escolas participantes são: Centro Municipal de Educação Avançada I (Mato Escuro); Centro Municipal de Educação Avançada II (Grussaí); E.M. Amaro de Souza Paes (Grussaí); E.M. Chrisanto Henrique de Souza (Açu); E.M. Domingos Fernandes da Costa (Sede); E.M. Elysio de Magalhães (Barcelos); E.M. João Flávio Batista (Cajueiro); E.M. Luiz Délio Mendonça (Campo de Areia); E.E.M. Luiz Gomes da Silva Neto (Enjeitado); E.M. Manoel Alves Rangel (Quixaba); E.M. Manoel Ducas de Brito (Caetá); E.M. Dr. Newton Alves (Atafona); Instituto Federal Fluminense – Campus São João da Barra.
O secretário municipal de Educação, Daniel Damasceno, destacou a importância da feira para o desenvolvimento científico e criativo dos estudantes.
“A Femucti é um espaço onde nossos alunos mostram seu potencial e colocam em prática o que aprendem em sala de aula. A ciência desperta o senso crítico, a curiosidade e o desejo de transformar o mundo, e é isso que queremos incentivar com esse evento. Ver o engajamento das escolas e a qualidade dos projetos apresentados é motivo de orgulho para toda a rede municipal”, ressaltou.