Alunos da rede municipal conquistam premiação nacional e estadual em uma das maiores competições educacionais do país
A Rede Municipal de Ensino de São João da Barra teve participação importante na 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2025, conquistando duas medalhas (uma de prata e uma de bronze) além de cinco menções honrosas. Os estudantes alcançaram premiação em nível nacional e estadual, competindo com mais de 18 milhões de alunos de cerca de 57 mil escolas de todo o Brasil, em uma das maiores competições científicas do país.
Na etapa nacional, nível 1, João Miguel Almeida de Azevedo e Wallyson Rangel da Silva, da E.M. Chrisanto Henrique de Souza (Açu) e Ryan Nunes da Silva Azevedo, da E.M. Luiz Délio Mendonça (Campo de Areia), receberam menção honrosa. Ainda na etapa nacional, nível 2, Daniel da Silva Nascimento, da E.M. João Flávio Batista (Cajueiro), conquistou medalha de bronze, enquanto Marcos Vinícius da Silva Ribeiro, da E.M. Luiz Délio Mendonça (Campo de Areia), recebeu menção honrosa.
Já na etapa estadual, nível 1, Wallyson Rangel da Silva, da E.M. Chrisanto Henrique de Souza (Açu), conquistou medalha de bronze. No nível 2, Daniel da Silva Nascimento, da E.M. João Flávio Batista (Cajueiro), foi premiado com medalha de prata.
Além da medalha de bronze na etapa nacional, o aluno Daniel da Silva Nascimento também foi contemplado com a bolsa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr), destinada a estudantes de escolas públicas, no valor de R$ 300.
Para a coordenadora de Matemática do Ensino Fundamental – Anos Finais, Josie Vasconcellos, a participação dos alunos na OBMEP é fundamental para o desenvolvimento acadêmico. “A olimpíada estimula o raciocínio lógico, a resolução de problemas e o interesse pela matemática. Além disso, abre portas para importantes oportunidades, como programas de iniciação científica, bolsas de estudo e, em alguns casos, facilita o ingresso em universidades. Temos trabalhado para motivar os estudantes e ampliar essa participação no próximo ano”, afirmou.
Segundo informações do site oficial da OBMEP, em 2025 a primeira fase registrou o maior número de escolas e municípios participantes desde a criação da olimpíada. Ao todo, participaram 57.222 escolas, distribuídas em 5.566 municípios, o que representa 99,93% de cobertura do território nacional. A edição reuniu cerca de 18,6 milhões de estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de instituições públicas e privadas.
A OBMEP é realizada em duas etapas. Na primeira fase, são aplicadas provas objetivas de múltipla escolha; os estudantes classificados seguem para a segunda fase, que consiste em uma prova discursiva de Matemática, composta por seis questões. Nesta edição, 80 alunos foram selecionados para a segunda fase. A cerimônia nacional de premiação da OBMEP 2025 acontecerá em 2026, com previsão para o mês de setembro.
“Parabenizamos cada aluno pelo empenho, dedicação e coragem de enfrentar um desafio tão importante como a OBMEP, em especial aqueles que foram premiados, mas também todos os estudantes que participaram e se dedicaram ao processo. Essas conquistas demonstram que, com incentivo, acompanhamento e esforço, nossos alunos são capazes de alcançar resultados significativos. Em 2026, seguiremos investindo em ações que fortaleçam o aprendizado e despertem ainda mais o interesse pela ciência e pelo conhecimento”, afirmou o secretário municipal de Educação, Daniel Damasceno.