Estudantes da UFF realizam tour histórico por São João da Barra

Conduzida pelo guia de turismo André Pinto, eles conheceram pontos como Centro Cultural Narciza Amália, Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto, Cais do Imperador e Igreja Matriz de São João Batista

Um grupo de estudantes do curso de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) – campus Campos – participou de um tour guiado por pontos históricos de São João da Barra, como parte da disciplina “Tópicos Especiais de História – Escravidão, Cultura e Linguagem”, ministrada pelo professor Carlos Eugênio Soares de Lemos. A visita, nesta terça-feira, 14, foi conduzida pelo guia de turismo André Pinto, integrante da equipe técnica da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer.

Durante o percurso, os alunos visitaram pontos turísticos, como o Centro Cultural Narciza Amália e o busto da poetisa, a Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto (Antiga Casa de Câmara e Cadeia), o Cais do Imperador e a Igreja Matriz de São João Batista. O passeio teve como objetivo proporcionar uma vivência prática dos conteúdos discutidos em sala de aula, especialmente sobre o papel histórico desde a Vila de São João da Praia no contexto da escravidão, do comércio fluvial e da formação cultural da região.

O professor Carlos Eugênio destacou a relevância da experiência para os alunos. “Esse passeio foi crucial, muito importante, para materializar boa parte do que venho discutindo com eles sobre a importância dessa vila, sobre as relações que eram estabelecidas aqui, o porto, o Paraíba, o escoamento da produção, a escravidão. Tudo isso eles puderam ver in loco”, contou.

O professor recebeu das mãos de André Pinto um exemplar da obra de João Oscar “Juventude Vermelha”, doada à biblioteca da UFF e do livro “Narciza Amália, Poeta da Liberdade”, do autor sanjoanense Bruno Costa.

Para André Pinto, a experiência com os estudantes foi muito proveitosa. “Alguns se interessaram em fazer seus trabalhos acadêmicos com os temas aqui abordados, entre eles um sanjoanense, filho do compositor e carnavalesco sanjoanense Eleacyr Cajueiro”, destacou. Ele ainda completou com notícia de que este guiamento se tornará projeto da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer com a UFF para receber todo semestre estudantes em São João da Barra.

Veja também