Escolas de São João da Barra se preparam para o Dia D do Saeb

Programação especial antecede o período de aplicação da avaliação nacional, que é uma métrica fundamenta para o cálculo do Ideb

Após uma semana repleta de atividades em comemoração ao Dia das Crianças, algumas escolas da rede municipal de São João da Barra retomam o foco para o Dia D do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), nesta sexta-feira, 17 de outubro. Na programação, acolhimento, mensagens motivacionais e dinâmicas de integração, para criar um ambiente inspirador, reforçando a importância da participação e estimulando os estudantes a darem o melhor de si no Saeb. A avaliação, que será aplicada de 20 a 31 de outubro, é uma métrica fundamental para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Durante todo o ano letivo, professores e equipes pedagógicas se dedicaram intensamente à preparação dos estudantes. Foram promovidos momentos de estudo, simulados, revisões e diversas ações voltadas ao fortalecimento das aprendizagens, com o objetivo de garantir um bom desempenho na avaliação nacional. A prova do Saeb será aplicada aos alunos do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, e do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais —sendo que o 2º ano participará apenas como amostragem.

A Secretaria Municipal de Educação também realizará uma ação voltada aos professores envolvidos na aplicação do Saeb, com um dia de relaxamento no espaço da Caruara, em Grussaí, neste sábado, 18. A programação incluirá atividades físicas, maquiagens, uso da plataforma 360° para fotos e vídeos, entre outros.

Coordenadora Pedagógica responsável pelo Saeb na rede municipal, Máxima Santos destacou o envolvimento das escolas e o empenho dos professores ao longo do ano. “Temos acompanhado de perto o trabalho de cada unidade escolar e o esforço coletivo das equipes pedagógicas. O Dia D representa a culminância de um processo de muito aprendizado e dedicação. Estamos confiantes de que nossos alunos farão bonito”, afirmou.

O secretário municipal de Educação, Daniel Damasceno, deixou uma mensagem de incentivo aos estudantes. “Acreditem em vocês e no que aprenderam. Todo o esforço e a dedicação de cada um ao longo do ano serão recompensados. Façam a prova com confiança e tranquilidade, porque vocês são capazes de alcançar excelentes resultados”, ressaltou.

A subsecretária de Educação de SJB, Janaína Monteiro, destacou o trabalho comprometido com a aprendizagem real dos estudantes, que resultou no avanço do município no Ideb de 2023, com a média 5,1. “Tivemos um crescimento modesto em relação a 2021, mas ele reflete um trabalho consciente e fiel ao desenvolvimento dos nossos alunos. Optamos por não adotar a aprovação automática, pois entendemos que é necessário resgatar habilidades comprometidas durante o processo de aprendizagem. Assim, apenas os estudantes que realmente concluíram seu percurso ensino-aprendizagem foram aprovados. Mesmo com o índice de reprovação impactando o resultado final, conseguimos superar a meta anterior e garantir um ensino de qualidade, que certamente trará frutos para o município”, afirmou.

As provas do Saeb 2025 serão aplicadas em diversas unidades da rede municipal sanjoanense: Educandário Santa Cecília; CIEP 265 Municipalizado Profª Gladys Teixeira; E.M. Luiz Délio Mendonça; E.M. Chrisanto Henrique de Souza; CMEA I; CMEA II; E.M. Manoel Nunes Barreto; E.M. Belmiro Ribeiro Alves; E.M. Dionélia Gonçalves Santos; E.M. Amália Soares de Almeida; E.M. Elysio de Magalhães; E.M. João Flávio Batista; E.M. Manoel Grecy Mendonça; E.M. Luiz Gomes da Silva Neto; E.M. Manoel de Souza Gomes; E.M. Amaro de Souza Paes; E.M. Newton Alves; E.M. Domingos Fernandes da Costa e E.M. Manoel Ducas de Brito.

Veja também