Lançamento da plataforma acontece na próxima segunda-feira, no IFF/SJB
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São João da Barra lança oficialmente, na próxima segunda-feira, 18, às 9h, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF/SJB), a plataforma Sistema RH SEMED, ferramenta desenvolvida para modernizar os processos administrativos da rede municipal de ensino. O evento também marcará o início do treinamento prático dos gestores escolares que utilizarão o novo sistema.
Após o lançamento oficial, os gestores das unidades escolares da sede participarão da primeira capacitação prática, utilizando a estrutura tecnológica disponibilizada pelo Instituto Federal Fluminense, parceiro da iniciativa na cessão do espaço para o treinamento.
A implantação ocorrerá de forma gradual. O módulo interno de Gestão de Servidores já está em funcionamento no Setor de Controle Educacional. Já o módulo de Gestão de Frequência começará a operar oficialmente nas escolas da sede a partir de junho, permitindo acompanhamento técnico presencial durante o período inicial de adaptação. Também foi criado um ambiente de testes idêntico ao sistema oficial, possibilitando que os gestores realizem treinamentos e simulações sem interferir nos dados reais da Prefeitura.
A plataforma foi desenvolvida pelo estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Edson Ribeiro Ferreira, bolsista do Programa Cartão Universitário. O software é resultado direto da contrapartida acadêmica do estudante ao benefício recebido entre agosto de 2025 e julho de 2026, representando um exemplo de retorno dos investimentos públicos em educação para a própria gestão municipal.
O Sistema RH SEMED surge para substituir o antigo modelo utilizado pelo Setor de Controle Educacional, criado em 2017 pelo próprio desenvolvedor, e soluciona um dos principais gargalos administrativos da secretaria: o processo de entrega, conferência e lançamento dos atestados de frequência dos servidores. Até então, o procedimento era totalmente manual.
Segundo Camila Figueiredo, coordenadora de Recursos Humanos da Semed, os diretores das unidades escolares precisavam se deslocar mensalmente até a secretaria para entregar folhas de ponto, ofícios e atestados impressos. Após o recebimento, os dados eram conferidos e digitados manualmente em planilhas antes do envio à Secretaria de Administração.
“Com a implantação da nova plataforma, todo o fluxo passará a ser digital. Desde o lançamento das ocorrências pelas escolas até a geração dos relatórios finais, todas as etapas serão realizadas dentro do sistema. Entre os principais avanços está a automação documental: os ofícios serão gerados automaticamente, assinados eletronicamente pelos diretores e encaminhados diretamente ao Controle Educacional”, frisou Camila.
A mudança deve reduzir significativamente o tempo gasto nos processos administrativos, além de diminuir falhas operacionais e gerar economia de papel e outros insumos. Outro destaque do projeto é o custo zero para o município. A licença de uso foi cedida gratuitamente à secretaria, e o sistema foi desenvolvido especificamente para atender às necessidades administrativas da Educação municipal.
“Estamos modernizando a gestão da Educação com mais agilidade, eficiência e praticidade para as escolas. O Sistema RH SEMED também simboliza a valorização da educação e dos nossos talentos, como o estudante e bolsista Edson Ribeiro Ferreira, responsável pelo desenvolvimento da plataforma”, destacou o secretário de Educação, Daniel Damasceno.