O desfile “Caxias no Ritmo da Moda” foi marcado pela criatividade, emoção e representatividade. O evento promovido pela Fundec, nesta sexta-feira (18/07), no Caxias Shopping, celebrou os 20 anos da instituição, homenageando a cidade e enaltecendo a diversidade cultural brasileira por meio da moda.
Inspirados em ritmos musicais que traduzem a identidade do povo brasileiro, os alunos do curso de Design de Moda mostraram talento e sensibilidade, ao unir história, cultura e arte, em trajes repletos de significado. Um dos destaques foi a artesã Roseni de Almeida Pacheco, de 58 anos, moradora do bairro Jardim Olavo Bilac. Aluna do curso da Fundação, Roseni emocionou o público ao apresentar uma criação inspirada no Carimbó, manifestação cultural do Pará que mistura dança, música e tradição.
“Quis trazer alegria para as mulheres e mostrar que é possível enxergar o mundo de forma diferente. O carimbó representa isto: mesmo com a rotina difícil, as mulheres da região Norte ainda encontram entusiasmo para dançar e se expressar”, contou Roseni.
O traje foi desfilado com elegância por sua filha, Ingrid Pacheco, de 31 anos.
.jpeg)
Também encantaram a plateia as alunas Vitória Siqueira, 27, e Ingrid Soares, 25, moradoras de Xerém. A dupla criou uma coleção inspirada na Vaquejada, tradição forte na região onde vivem.
“Minha criação traz meu passado e meu presente. Amo a vaquejada, e meu marido é vaqueiro. Mostrei esse universo para a Ingrid, e, juntas, criamos a coleção”, explicou Vitória, sorridente.
Emocionada com o resultado, a presidente da Fundec, professora Roseli Duarte, destacou a importância da iniciativa.
“Neste ano em que celebramos duas décadas de história, reafirmamos o compromisso da instituição com a formação profissional e com a valorização da cultura. Ver nossos alunos expressando sentimentos e raízes por meio da moda é uma verdadeira realização para todos nós”, afirmou.

A vice-prefeita de Duque de Caxias, Aline do Áureo, também marcou presença e elogiou a proposta.
“O desfile mostra a riqueza das regiões do Brasil, com muita cor, alegria e identidade. A Fundec está de parabéns por estes 20 anos de contribuição à educação e à cultura”.