Evento, em alusão à campanha Novembro Diabetes Azul, acontece nesta sexta-feira, 14, na ESF Nova São João da Barra, das 9h às 11h
A Secretaria de Saúde de São João da Barra, por meio do Programa Hiperdia, realiza nesta sexta-feira, 14, uma ação especial em alusão à campanha nacional Novembro Diabetes Azul. Com o tema “Diabetes, a Informação da Voz ao Tratamento”, o evento acontece das 9h às 11h, na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) – Nova São João da Barra, das 9h às 11h, reforçando que o respeito no ambiente profissional é essencial para o bem-estar de quem convive com a condição.
Na programação, roda de conversa conduzida pela coordenadora do Hiperdia, Cátia Assis, e pelas enfermeiras Rita Gesteira e Angelena Cacho, que também participará do bate-papo com os usuários. Serão realizados, também, teste de glicemia capilar (HGT) e aferição de pressão arterial (PA), com o objetivo de identificar precocemente fatores de risco e promover o cuidado integral à saúde.
A campanha nacional, com a temática “Diabetes e Bem-estar no Trabalho”, destaca que a doença também está presente no trabalho e que a inclusão, o acolhimento e a valorização são fundamentais para ambientes mais saudáveis e humanos. Gestores e colegas são convidados a se unir à causa, combatendo o estigma e a discriminação, e promovendo uma cultura de empatia e apoio.
Segundo a coordenadora Cátia Assis, a iniciativa reforça o compromisso da rede municipal com a promoção da saúde e o acompanhamento contínuo de pacientes hipertensos e diabéticos, público-alvo do Programa Hiperdia. “A ação é aberta à comunidade, fortalecendo o vínculo entre profissionais e usuários do sistema municipal de saúde”, destacou.
Ela completa que a doença pode causar o aumento da glicemia e, quando não controlada, levar a complicações graves no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais avançados, o diabetes pode ser fatal.