Alteração climática está prevista para ocorrer entre a tarde desta quarta e manhã de quinta
São João da Barra e outros municípios costeiros do estado do Rio de Janeiro podem ser atingidos por ressaca entre as 12h, desta quarta-feira, 31, e às 6h desta quinta-feira, 1º de janeiro, justamente quando ocorrem as comemorações do Réveillon. O aviso dado pela Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) é acompanhado pela Defesa Civil sanjoanense, que mantém suas equipes em alerta e à disposição da população. Segundo a Marinha do Brasil, as ondas podem atingir 2,5 metros de altura em alguns trechos do litoral do RJ.
Também há aviso do Cemaden-RJ para a região Norte Fluminense sobre a possibilidade de pancadas de chuva moderada e raios, além de rajadas de vento, ocasionalmente fortes.
Agentes da Defesa Civil de São João da Barra estão em monitoramento permanente nos 32 km de litoral do município, com ação intensificada em Atafona e Açu, devido a problemas com a erosão costeira.
“Estamos atentos, exercendo o trabalho de monitoramento e aptos a prestar auxílio à população, caso seja necessário. Reforçamos também as orientações para que as pessoas evitem entrar no mar durante o período de maré alta. Respeite rigorosamente a sinalização de segurança e as orientações dos guarda-vidas. Não ultrapasse áreas sinalizadas como perigosas. Crianças devem permanecer sob supervisão constante de um responsável. Não entre no mar após ingestão de bebida alcoólica”, destacou o coordenador municipal de Defesa Civil, Marcos Sá
Outra recomendação é direcionada aos pescadores para que evitam sair com as embarcações ao mar nesse período de ressaca, também não indicado a práticas de esportes náuticos. Em caso de rajadas de vento, a orientação é não procurar abrigo embaixo de árvores. Veículos não devem estacionar nas proximidades de torres transmissão e placas de propaganda.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública coloca à disposição para emergência os seguintes números da Defesa Civil: (22) 2741-1190, (22) 2741-8370, 199 e (22) 99915-3153 (ligações e Whatsapp).