Duas outras capacitações para profissionais da ESF serão oferecidas nesta quinta-feira (24)
A primeira capacitação de profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do novo ciclo promovido pela Gerência de Vigilância em Saúde aconteceu, nesta terça-feira (22), com duas turmas, manhã e tarde, no auditório da Secretaria de Saúde de Macaé. A formação teve como tema ‘Sífilis: prevenção, diagnóstico e tratamento’. O público-alvo da ação foi enfermeiros e médicos que atuam na Atenção Básica de Macaé.

Durante a capacitação, dados estatísticos do Programa de Vigilância Epidemiológica foram disponibilizados aos profissionais. Houve ainda uma palestra ministrada pela médica infectologista, Fernanda Rodrigues de Oliveira. O objetivo do ciclo de capacitações é fortalecer a rede de cuidados, ampliando os conhecimentos técnicos dos profissionais da ESF e padronizando condutas.
A Secretaria de Saúde de Macaé oferece qualificação permanente de seus profissionais e se volta especialmente aos recém-ingressos à Rede Municipal de Saúde. A sífilis é uma doença de notificação obrigatória pelos municípios e um desafio da Saúde, por necessitar de diagnóstico precoce e tratamento adequado para garantir a interrupção da cadeia de transmissão. A partir das notificações, são gerados os indicadores estaduais sobre a doença.

A enfermeira do Programa Vigilância em Saúde e coordenadora das ações de combate à sífilis, Juliana Nunes, salienta que a meta é atuar principalmente contra a sífilis congênita, transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez, parto ou amamentação, causada pela bactéria Treponema pallidum. Esta capacitação já foi promovida em anos anteriores. Entretanto, as ações de combate à sífilis foram intensificadas este ano. Foram oferecidas ainda inscrições nos cursos: ‘Manejo Básico da Anafilaxia na Atenção Primária à Saúde’ (reação alérgica) e ‘Ventroglúteo sem medo, dominando a técnica’, para aplicação da medicação na região Ventroglúteo em Unidades Básicas. As três formações tiveram inscrições esgotadas. Por isso, novas turmas serão abertas no decorrer do ano. Todas as unidades receberão kit de anafilaxia.
“O município está se empenhando muito nas ações de combate à sífilis. Temos um grupo de trabalho com reuniões mensais e ainda realizamos testagens itinerantes. Nós também aumentamos o número de profissionais capacitados para realizar o teste rápido, que é feito em todas as unidades de saúde”, disse a coordenadora.
Juliana ressalta: “O índice de pré-natal no município é alto e é preciso que os profissionais estejam capacitados, desde a prevenção, até o diagnóstico e tratamento correto, para que não acarrete a sífilis congênita, que é hoje a nossa preocupação. A nossa grande dificuldade é o tratamento do parceiro. Então, a mulher acaba se reinventando. Por isso, estamos fazendo também uma parceria com o Programa Saúde do Homem para intensificarmos o pré-natal do parceiro. Na maioria das vezes, o tratamento é feito com dose única da medicação, a Benzilpenicilina benzatina, disponível pelo SUS.
Cronograma
Quinta-feira (24), das 13h às 14h15, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde – ‘Manejo Básico da Anafilaxia na Atenção Primária à Saúde’, ministrada pelo médico especialista em alergia e imunologia, coordenador da residência médica da Secretaria Municipal de Saúde, Rossy Bastos Júnior.
Quinta-feira (24), das 14h30 às 17h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde – ‘Ventroglúteo sem medo, dominando a técnica’ (para enfermeiros e técnicos de enfermagem), pela enfermeira coordenadora do’ 192 Macaé’, Luana Goiano das Neves.