Casa da Juventude de SJB celebra sucesso com formatura de 100 alunos

Jovens que participaram de capacitações ofertadas no espaço receberam certificados nesta quinta

Alunos da Casa da Juventude de São João da Barra celebraram nesta quinta-feira, 19, suas conquistas ao concluírem diversas oficinas e curso ofertados. Uma cerimônia no Auditório Municipal marcou a formatura das turmas com 100 jovens, que são os primeiros atendidos no espaço aberto pela Prefeitura em agosto deste ano.

Os participantes, com idades entre 15 e 29 anos, se dedicaram às oficinas durante dois meses e ao curso de barbearia por cinco meses. Além do certificado os jovens receberam um kit personalizado com sacola, copo, caneta e caderno.

As capacitações ofertadas neste período incluíram as oficinas de Produção Musical, Automaquiagem, Manicure, Desenho, Pintura, Teatro, Trancista, DJ, Designer de Sobrancelhas, Videomakers e Fotografia, além do curso para barbeiros.

Um aluno de cada modalidade pôde falar em nome dos colegas durante a cerimônia, que contou também com a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Pontes, do coordenador do Departamento da Juventude da pasta, Diogo Pessanha, e professores da Casa.

Para Diogo, a formatura celebra o compromisso da Casa da Juventude em proporcionar oportunidades e construir um futuro melhor para os sanjoanenses. “Esses aprendizados são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional, preparando-os para enfrentar os desafios do futuro”, destacou Diogo, ressaltando a missão do espaço em promover o desenvolvimento integral dos jovens do município, oferecendo acesso à educação, cultura, esporte, qualificação profissional e participação cidadã.

Um dos formandos foi Pietro César Pontes, de 18 anos, morador de Grussaí, que fez a Oficina de Videomakers. “Gostei muito! Foram momentos de aprendizado muito bons. O professor também incrível e foi ótima a experiência, recomendo a todos”, destacou o jovem, que viu na capacitação a chance de ter uma renda extra futuramente.

Além das habilidades técnicas, os jovens adquiriram conhecimento de trabalho em equipe, comunicação, pensamento crítico, autoestima e autoconfiança, gestão do tempo, empatia, respeito, responsabilidade e resiliência. “É preciso, hoje em dia frisar, a importância da arte para os nossos jovens. É um momento em que eles conseguem ali se expressar, onde eles conseguem se desenvolver psicologicamente, emocionalmente”, destacou a artista muralista e professora Jucelia Félix, que dá aula de pintura na Casa.

O espaço, que funciona na Rua São Pedro, número 186, na sede do município, segue oferecendo aulas de violão, às terças-feiras, e percussão, todas as quintas, às 17h, com vagas disponíveis para novos participantes. Durante o verão será lançada uma programação especial para manter o engajamento e desenvolvimento dos jovens, segundo informou o coordenador.

Durante a cerimônia desta quinta, a secretária Aline Ponte reforçou a importância da Casa da Juventude, parabenizando toda a equipe e formandos. “Quero deixar aqui o meu muito obrigado a todos vocês. A gente sabe o quanto todos se empenharam para fazer isso aqui acontecer. A Casa da Juventude é a casa de todas as tribos jovens. É para o melhor da juventude sanjoanense. Aproveitando também o espaço, trago o abraço da prefeita Carla Caputi e o recado dela de que a Casa da Juventude não vai parar. Essa foi só a primeira formatura”, discursou Aline.

Jovens entre 15 e 29 anos podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As vagas para os cursos são preenchidas por ordem de chegada, e os interessados devem comparecer à Casa com RG, CPF e comprovante de residência.

Mais Lidas

Veja também