Candidatos no processo seletivo para guarda-vidas em SJB avançam para exames físicos

Convocados farãovprovas práticas de natação e de biathlon, e o resultado final será divulgado dia 12

Os candidatos aprovados para o exame físico do processo seletivo para guarda-vidas, em São João da Barra, iniciam nesta quinta-feira, 4, as provas práticas, conforme previsto no cronograma publicado no edital. Os convocados tiveram seus nomes divulgados no Diário Oficial do município dessa quarta-feira, 3 (confira aqui). Eles iniciarão pelo teste de natação e passarão também, na sexta-feira, 5, pela avaliação de biathlon (natação e corrida). O resultado final dos 112 guarda-vidas que atuarão no verão 2026 será divulgado no próximo dia 12.

As provas são classificatórias, visando selecionar os candidatos cujo vigor físico seja compatível com o exercício das atividades físicas que serão submetidos durante as atividades operacionais da Defesa Civil e para desempenhar as tarefas típicas do salvamento marinho. As notas finais dos candidatos serão atribuídas mediante o somatório da avaliação e títulos com a nota da prova prática.

Nos dias 15, 16, 17 e 18, haverá treinamento junto ao Corpo de Bombeiro, que atua com seis guarda-vidas, distribuídos em três postos na orla. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, também, estarão ministrando o treinamento, orientando sobre noções de primeiros socorros. A atuação dos guarda-vidas será a partir do dia 1º de janeiro.

Com a contratação temporária será possível reativar 25 postos de guarda-vidas, compostos pelos candidatos aprovados no processo seletivo. No Posto 2, em frente ao Polo Gastronômico de Grussaí, os guarda-vidas atuarão , também, com as cadeiras anfíbias, facilitando o acesso ao mar das pessoas com deficiência.

Os guarda-vidas serão selecionados para o contrato de atuação por dois meses — podendo ser prorrogado por igual período —, com jornada semanal de 40h semanais e salário de R$ 2.148,20.

Veja também