(Campos dos Goytacazes) Pintura da parte externa da Igreja da Lapa concluída em mutirão neste sábado

Ponto turístico recentemente divulgado no quadro “Campos é bom demais”, da Secretaria de Turismo, a igreja construída em 1748 ganhou serviços de revitalização por meio de parceria com a empresa Neves e Rangel

Um dos pontos turísticos divulgados no projeto “Campos é bom demais”, da Secretaria de Turismo, a Igreja Nossa Senhora da Lapa, uma belíssima construção de 1748, vai receber um mutirão neste sábado (14) para a finalização dos serviços de revitalização externa. A igreja fica localizada de frente para o Rio Paraíba do Sul, no bairro da Lapa, e está recebendo pintura da fachada e pátio.

A revitalização acontece por meio de parceria da Santa Casa de Misericórdia de Campos, instituição proprietária da igreja, e a empresa Neves e Rangel Tintas, que cedeu o material e mão de obra para a pintura, ficando responsável também pela execução do trabalho, que tem o apoio da Prefeitura.

Por ser um dos bens tombados do município, o Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam) autorizou o serviço. A secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, ressalta que o local faz parte da história do município. 

“A igreja Nossa Senhora da Lapa traz tradições, histórias e até lendas, sendo uma das mais antigas igrejas de Campos. Segundo a lenda, no local reside o Ururau da Lapa, o jacaré protagonista da lenda campista. Do local tem-se a mais privilegiada vista da cidade. Além de ser um complexo arquitetônico de extrema relevância, a Igreja da Lapa guarda capítulos da história e cultura de Campos que conferem ao espaço atributos de interesse turístico. Como parte da Revitalização do Centro Histórico de Campos, esta parceria público-privada para a pintura da fachada é fundamental para que a gente avance na consolidação de roteiros e incentivando cada vez mais as pessoas a conhecerem sua história através de experiências marcantes”, concluiu a secretária.

Mais Lidas

Veja também