(Campos dos Goytacazes) Padaria Escola com novas turmas de Confecção de Bolos

As aulas acontecem com equipamentos e produtos fornecidos gratuitamente pela Prefeitura. O objetivo do curso é promover qualificação para que os alunos possam apreender e compor a renda familiar

As aulas do curso de Confecção de Bolos da Padaria Escola, projeto ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, estão a todo vapor. Com novas turmas iniciadas há duas semanas, o curso acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, oferecendo aos alunos, em sua maioria mulheres, técnicas específicas da produção de bolos para que tenham renda extra.

As aulas acontecem sempre às segundas-feiras, com uma turma pela manhã e outra à tarde. O curso de Confecção de Salgados, que também já foi iniciado, acontece às quartas-feiras também com dois horários. Ao todo, são cerca de 80 alunos nas duas modalidades.

Na Padaria Escola, que fica no espaço do CRAS do Jardim Carioca, os alunos dispõem de uma estrutura profissional oferecida pelo município. Equipamentos como forno, batedeira, liquidificador, tigelas, balanças, entre outros, ficam à disposição das turmas. Além disso, os ingredientes para a confecção dos bolos (ovos, trigo, manteiga, etc) são disponibilizados pela Prefeitura. As aulas são ministradas pela professora Marta Rodrigues. Ela diz que os produtos são de ponta e proporcionam qualidade no aprendizado.

“Nós passamos a eles as técnicas para que eles trabalhem com produtos industrializados e também os caseiros, mas sempre com produtos de qualidade, como o que a gente oferta aqui. Assim, eles vão adquirindo conhecimento para vender seu material. O curso de confecção de bolos dá noção técnica para os alunos com todo o equipamento que é disponibilizado aqui, mas também abordamos questões de venda. Tudo isso para que essa pessoa saia empreendendo, porque não adianta saber fazer e não saber vender”, disse a professora.

Dilma Duarte, moradora da Pecuária, vem de uma família que já trabalha com padarias. O sobrinho dela, que participou de uma das turmas da Confecção de Bolos, hoje tem o seu próprio negócio em Morro do Coco. A expectativa dela é seguir o caminho dos familiares.

“A gente gosta de trabalhar no comércio. Meu irmão já trabalha com padaria e meu primo, que já fez aulas aqui, já está vendendo e fornecendo bolos em Morro do Coco. Foi isso que me despertou essa vontade. Agora, eu quero aprender mais e mais e quem sabe montar algo”, disse.

Maiara Vieira, que é autônoma, diz que decidiu se inscrever no curso porque é uma apaixonada por confeitaria. Da paixão aos bolos, ela pretende também sair das aulas podendo vender seus produtos e conseguir uma renda extra.

“Eu me interesso pela área da confeitaria e me apaixonei nos últimos anos. Eu estava buscando uma oportunidade de curso, mas não conseguiria pagar pela situação financeira atual. Então, eu vi que teria esse curso de forma gratuita e me inscrevi. Eu pensei que meu objetivo seria apenas fazer bolos em casa para as crianças e meu marido, mas eu quero vender para fora e fazer renda”, contou.

As aulas dos cursos de Confecção de Bolos e de Salgados da Padaria Escola terão duração de um mês e meio. A partir das primeiras aulas, os alunos já poderão produzir seus próprios produtos para vender durante o período de Natal. O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, destacou a importância das oficinas para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

“Os cursos têm grande importância para oferecer a oportunidade de mudança de realidade dessas pessoas que são usuárias da Assistência Social. Assim, com a formação em nossos cursos, os alunos podem garantir renda extra para a sua família, abrir seu próprio negócio e até mesmo sair da situação de vulnerabilidade social, deixando alguns programas sociais e abrindo oportunidade para outras famílias. Essas oficinas oferecidas pela Padaria Escola são uma ponte importante entre o aprendizado e a possibilidade de se tornar um empreendedor que possa vender os seus produtos no seu bairro, para conhecidos, até mesmo se tornar um grande fornecedor”, disse o secretário.

O diretor de Programas e Projetos da SMDHS, Marcelo Arêas, ressaltou que o objetivo principal dos dois cursos é formar o usuário para que ele tenha autonomia financeira por meio do empreendedorismo.

“Os nossos cursos são voltados para a melhoria da qualidade de vida dos nossos usuários. O que as secretarias de Desenvolvimento Humano e Social e de Qualificação e Emprego promovem neste momento é possibilidade de dignidade na vida dessas pessoas, trabalhando o empreendedorismo para que elas possam produzir os salgados e bolos, tendo renda mensal e semanal que acrescente a renda familiar. Já nas primeiras aulas, os alunos já acabam tendo noção da produção”, explicou.

Ainda de acordo com Marcelo, durante o curso os alunos participam de palestras do Programa Acessuas Trabalho, que busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho. Nas palestras são abordadas questões como precificação, vendas, controle de estoque, etc.

As turmas dos cursos de Confecção de Bolos e Confecção de Salgados já estão fechadas. Após a conclusão das aulas, novas inscrições serão divulgadas.

Mais Lidas

Veja também