Além disso, a população local ganhou um presente aguardado por anos: a entrega do título de posse aos moradores beneficiados pelo acordo entre a Prefeitura de Campos e a Caixa Econômica Federal
oradores do Condomínio Novo Horizonte, nome dado às habitações do Programa Minha Casa, Minha Vida no Jardim Aeroporto, puderam contar com diversos serviços de saúde, assistência social e cidadania durante a 18ª edição do Programa Morar com Saúde, neste sábado (5). Além disso, a população local ganhou um presente aguardado por anos: a entrega do título de posse aos moradores beneficiados pelo acordo entre a Prefeitura de Campos e a Caixa Econômica Federal. O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama, Tassiana Oliveira, entregou pessoalmente os documentos aos beneficiados.
“O Morar com Saúde é um evento muito importante para a população, pois traz cuidados de saúde para dentro dos condomínios. Hoje, apesar de estarmos vivendo um problema com o repasse de verbas estaduais para a saúde do município, a prefeitura continua investindo na área para dar a melhor assistência aos munícipes”, disse Wladimir que ao final do evento, deu início à cerimônia do título de posse das 772 casas do Minha Casa, Minha Vida.
A coordenadora do programa, Linda Maria Silva, reforça que o Morar com Saúde é um grande sucesso e oferece uma variedade de serviços importantes para a população. Entre eles, destacam-se: saúde preventiva e tratamento; controle do tabagismo e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), hepatites virais e HIV; dispensação de medicamentos; atendimento odontológico; coleta de sangue; avaliação oftalmológica e nutricional; clínico geral e pediatria; agendamentos e consultas pelo Núcleo de Controle e Avaliação; agendamento de Cartão SUS; agendamento de preventivo e para procedimentos como laqueadura, vasectomia e mamografia; agendamento de castração de animais, adoção e vacinação antirrábica pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), entre outros serviços.
“A estratégia do programa é ir até as comunidades, com equipes realizando cadastros prévios de casa em casa, o que facilita o acesso aos serviços no dia do evento. O objetivo é levar qualidade de vida, bem-estar e, principalmente, saúde para perto das pessoas, pois esse é o lema do governo Wladimir Garotinho, o cuidado com a população. Além disso, esse foi um Morar com Saúde especial, pois coincidiu com a entrega da titularidade de posse aos moradores locais”, destacou Linda Mara.
POPULAÇÃO ATENDIDA
A dona de casa Ivone Fátima Costa, 59 anos, saiu muito satisfeita do evento. Ela, que aproveitou para fazer exame de sangue, retirar medicamentos e ser consultada pelo clínico geral, elogiou a iniciativa e parabenizou o prefeito pela sensibilidade em levar esse tipo de serviço para os menos favorecidos. “Consegui tudo que precisava aqui hoje e, também, trouxe meu marido para uma consulta, pois ele sofreu um acidente no trabalho. Esse projeto é maravilhoso e não pode acabar. O prefeito está de parabéns!”
A mãe da pequena Fábia Vitória, de 10 meses, Camili Vitória Viana, 20 anos, aproveitou para passar no stand de vacinação e colocar a caderneta de imunização da filha em dia. “É muito bom quando se tem serviços assim perto de casa, porque nem sempre conseguimos nos deslocar para longe. Estou achando ótimo”, disse. Além das vacinas de rotina, foram disponibilizados imunizantes para gripe, Covid-19 e dengue.
Para a babá Roberta Gusmão, 33 anos, é maravilhoso quando os projetos funcionam e atendem às necessidades da população. “Vim aqui hoje porque meu filho queria muito adotar um gatinho. Agora, ele já tem uma, a Princesa, que será muito amada assim como nossas duas cadelas, Amora e Morena”, contou Roberta que elogiou o programa da prefeitura. “Achei muito bem organizado e útil, e é uma ótima oportunidade para as mães, especialmente aquelas com dificuldades de locomoção e financeiras, para cuidarem da saúde de seus filhos e delas mesmas”. No total, cerca de 100 animais foram imunizados contra a raiva. Além disso, todos os nove pets (três gatos e seis cães) disponibilizados para adoção, receberam um novo lar.