O curso, de caráter eliminatório e classificatório, será iniciado no próximo dia 25
Cento e noventa e cinco candidatos aprovados no concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM) e devidamente matriculados foram convocados para o Curso Específico de Formação Profissional, que irá começar no próximo dia 25. O curso, de caráter eliminatório e classificatório, terá carga horária total de 390 horas, divididas conforme edital publicado pelo Instituto Consulplan, responsável técnico pela operacionalização do concurso público da Prefeitura.
As aulas serão realizadas na Universidade Estácio de Sá, das 8h às 18h, e terão duração até o dia 14 de fevereiro de 2025, com um recesso previsto entre os dias 21 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025. Já a aula inaugural será realizada no dia 25 de novembro, na Universidade Cândido Mendes, das 8h às 12h.
O candidato deverá apresentar-se para as aulas sempre com antecedência mínima de 30 minutos ao horário previsto para o início de cada turno, munido de documento de identidade oficial com foto, em meio físico, que deverá ser apresentado em todas as aulas/turnos. Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, tenham valor legal como identidade; carteira de trabalho; Carteira Nacional de Habilitação (modelo com foto).
Durante o período do curso, os candidatos poderão ser convocados para estágios e atividades supervisionadas em rua, aos sábados, domingos e feriados, sendo informados dessa convocação com a devida antecedência.
O Curso de Formação será dividido em oito módulos, que tratarão de diferentes assuntos como o papel dos guardas municipais, técnicas e procedimentos operacionais, relações e condições de trabalho, conhecimento jurídico, entre outros.
No edital de convocação publicado no site do Instituto Consulplan é possível consultar outras orientações como traje adequado para as aulas teóricas e práticas, e eventuais justificativas de ausência.
Ao término do curso de formação profissional, os candidatos aprovados serão nomeados e empossados como Guarda Civil Municipal de 3ª Categoria, sendo obedecida rigorosamente a ordem de classificação do concurso público, e farão jus à remuneração de acordo com a legislação vigente.