Valorizar o trabalho dos guardas civis do município de São João da Barra. Este é o objetivo de uma indicação aprovada pela Câmara de Vereadores na sessão desta terça-feira (18). A matéria, de autoria do vereador Carlos Machado da Silva (Kaká), sugere ao Executivo, a concessão de um reajuste no valor da hora do Regime Adicional de Serviço (RAS) dos guardas, além da fixação de um índice de correção anual automática convertido em Ufisans.
De acordo com Kaká, o valor da hora do RAS está sem reajuste desde 2022 e defasado em comparação a municípios vizinhos. “Hoje, a hora está em torno de R$ 22,33. Em outros municípios, chega-se a pagar até R$ 37,00 a hora pelo regime de trabalho adicional de serviço dos guardas. A gente pede também uma alteração no corpo dessa lei para constar o horário de almoço e de jantar e para que transforme essa remuneração em Ufisan para que todo ano tenha o seu devido aumento, ou que tenha o mesmo índice de reajuste que os servidores têm todo ano”, justificou.
Junior Monteiro fez indicação onde sugeriu à Prefeitura, a contratação de munícipes para trabalharem como coveiros nos cemitérios. Ele explicou que foi procurado pelos próprios coveiros, alegando que a quantidade de profissionais está defasada para a demanda, haja vista que é um tipo de trabalho com data e hora sempre incertas. “Eles relataram que precisam fazer uma escala, pois têm serviço de domingo a domingo”, explicou.
O plenário também aprovou um requerimento feito em conjunto pelos vereadores, Julinho Peixoto e Léo de Lolô, à Secretaria de Obras, pedindo a limpeza e a troca da manilha existente na Rua São Luiz, em Grussaí. Por meio de indicação, Léo de Lolô pediu a reforma e a manutenção da passarela da Lagoa de Grussaí.
Já o vereador Rommenik pleiteou a construção de um quiosque padronizado na Praça São João Batista, ao lado da igreja de mesmo nome, na sede, dando a concessão para a Irmandade de São João Batista. Ele explicou que foi procurado por membros da irmandade, que fizeram o pedido do espaço, voltado para a estética da própria igreja.
Joice Pedra solicitou a construção de uma escola modelo em Atafona, do ensino infantil ao fundamental, com arquitetura pedagógica que valorize o ambiente de aprendizado integrado sustentável, com sistema de segurança e acessibilidade e integração à comunidade. Elisio Rodrigues requereu a pavimentação asfáltica no trecho da RJ 194 que vai da curva no final da Vila da Terra até a ponte que faz limite com Venda Nova (Campos), um trecho de 1,2 km.
Moção – Rommenik fez duas moções: uma de pesar aos familiares da senhora Joana Alves Nascimento, que faleceu esta semana, e outra, de aplausos, pelo aniversário de seu filho Thayle, que completou cinco anos de idade.
Na Ordem do Dia, foram aprovados os projetos de lei: 151/2025 e 152/2025 do Legislativo e os 153/2025, 154/2025, 155/2025, 156/2025, 157/2025 e 158/2025, do Executivo.