As pessoas que precisam entrar em contato com os vereadores do município de São João da Barra agora contam com a ajuda do “Camaradinha”, um assistente virtual implantado pelo Legislativo para agilizar a comunicação entre os parlamentares e os cidadãos, garantindo transparência e eficiência no atendimento às demandas públicas. O sistema de mensagens instantâneas com inteligência artificial permite o envio e recebimento de mensagens de texto via Whatsapp, de forma direcionada e organizada.
A ferramenta funciona assim: o cidadão adiciona o número 22-999790110 na agenda do seu celular e envia uma mensagem de texto. Por exemplo, um Oi. Em seguida, no menu principal que aparece na tela, escolhe com quem quer falar. Na próxima etapa, será solicitado um cadastro simples de identificação (a fim de garantir um retorno rápido e eficiente). Por fim, a pessoa digita sua demanda, que é encaminhada automaticamente à assessoria do vereador ou vereadora que ela escolheu. Cabe ressaltar que o sistema não aceita mensagens por áudio.
E mais – Por meio do assistente virtual, é possível entrar em contato, ainda, com a Procuradoria da Mulher e com o Setor de Comunicação da Câmara. Porém, para falar com a Procuradoria da Mulher não precisa fazer cadastro. Também é possível fazer denúncia anônima ao órgão.
Para a presidenta da Casa, Sônia Pereira (Soninha), a implantação do sistema de mensagens via Whatsapp é mais um importante passo para garantir transparência, economicidade e celeridade no atendimento ao público. “Esta ferramenta que implantamos aqui na Câmara é muito importante, pois proporciona respostas ágeis e estruturadas às solicitações da população, fortalecendo a transparência legislativa e incentivando a participação cidadã”, destacou Soninha.
O sistema foi desenvolvido pelo sanjoanense Arthson Junior, que buscou criar uma ferramenta simples e intuitiva, para qualquer pessoa saber lidar. Ele destaca que a segurança e a privacidade dos dados são asseguradas por criptografia de ponta a ponta e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).