A comissão também sabatinará representantes de seguradoras e empresas de proteção veicular.
A CPI das Câmeras, criada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para apurar o funcionamento de sistemas de câmeras em locais públicos, vai ouvir nesta segunda-feira (25/08) os secretários estaduais de Polícia Civil, Felipe Curi; e de Segurança Pública, Victor Santos; além de representantes de empresas de proteção veicular e seguradoras. A oitiva será realizada, às 10h, na sala 1801, do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense, localizado na Rua da Ajuda, nº 5, no Centro do Rio, com transmissão ao vivo pela TV Alerj.
Segundo o presidente da CPI, deputado Alexandre Knoploch (PL), o objetivo é entender como funciona o processo de receptação de veículos roubados no estado. “Vamos abordar os problemas mais delicados relacionados ao roubo de veículos, especialmente a forma como se dá a operação de resgate por meio das recuperadoras contratadas por associações de proteção veicular e até por seguradoras. Há informações da própria Polícia Civil de que, em alguns casos, esses valores são pagos a traficantes, inclusive em áreas do asfalto”, afirmou.
Entre as empresas convidadas para participar estão as seguintes: Álamo, APVS, Quality Rio, Ativa Monitoramento, Attento, Atual Clube de Benefícios, Atual Plus, Azul Cia de Seguros Gerais, Carsystem, Clube Unir, Facility, HDI Seguros, Pontual Clube de Benefícios, Pratha Brasil, Rio Benefício, Tokio Marine, Tracker Brasil, Unikar, 21GO e Grupo Nova. Também é esperada a presença do superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Alessandro Serafin Octaviani Luis.