ExpoCatólica 2025, realizada no fim de semana, é a maior feira de produtos e serviços católicos da América Latina
Artesãs do Projeto Artesanato de São João da Barra participaram, no último fim de semana, da ExpoCatólica 2025, a maior feira de produtos e serviços católicos da América Latina, realizada em São Paulo. O grupo aproveitou também para visitar a Mega Artesanal, evento do setor, em dois dias de troca de experiências, aprendizado e visibilidade para o artesanato local.
A participação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, que também marcou presença no estande da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro na ExpoCatólica. O espaço contou com exposição de peças de 20 artesãs e foi uma vitrine para os atrativos turísticos de São João da Barra, com destaque para o calendário de festas religiosas, que movimenta a economia e fortalece a identidade cultural do município.
As artesãs levaram para a feira peças que encantaram o público pela originalidade, delicadeza e simbolismo. A artesã Patrícia Úrsula celebrou a receptividade logo na abertura da feira. “Assim que a feira abriu, já vendi cinco chaveiros e um santo de mesa. Foi uma alegria imensa ver o reconhecimento do nosso trabalho”. Ao final da feira a artesã vendeu 46 peças e fez contato com clientes interessados em levar as peças para Fátima, em Portugal, e também para São Paulo.
A participação na ExpoCatólica 2025 reforça o papel do artesanato como elo entre fé, cultura e economia criativa, além de posicionar São João da Barra como uma das referências no turismo religioso. A coordenadora de Turismo Religioso do Estado do Rio de Janeiro, Natcha Dias, parabenizou a participação do município. “São João da Barra chega com força, apresentando o que tem de mais autêntico: um artesanato rico em tradição e criatividade, com peças que carregam história, afeto e a alma dessa terra”, pontuou.