Anvisa proíbe suplemento em meio a relatos de graves efeitos adversos

ISABELA JORDÃO

CRÉDITOS: https://revistaoeste.com/brasil/anvisa-proibe-suplemento-em-meio-a-relatos-de-graves-efeitos-adversos/

Consumidores relataram sintomas como taquicardia e náuseas depois de consumir o emagrecedor Ki-Fit-TurboIsabela Jordão

O Ki-Fit-Turbo proibido pela Anvisa tem fabricante e ingredientes desconhecidos | Foto: Divulgação

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão do suplemento alimentar Ki-Fit-Turbo, produzido por uma empresa desconhecida. Consumidores relataram sintomas como taquicardia e náuseas depois de consumir o produto, que é anunciado como acelerador de emagrecimento. 

A determinação, registrada no Diário Oficial da União na segunda-feira 10, ordena também o bloqueio da fabricação, da importação, da distribuição, da venda, da divulgação e do consumo do produto. A Anvisa identificou que o suplemento é promovido de forma irregular e sugere benefícios medicinais não comprovados.

Em nota oficial, a Anvisa diz que o suplemento tem composição desconhecida. Entre os efeitos relatados por usuários, estão casos de taquicardia, dores no peito, náuseas, vômitos, diarreia e desconforto abdominal.

“A medida foi motivada pelo fato de o suplemento ter composição desconhecida e pelo relato de efeitos adversos graves após o seu uso, tais como: taquicardia, desconforto do tipo compressivo no tórax, epigastralgia (dor na parte superior do abdome), náuseas, vômitos e diarreia”, diz a nota. “Além disso, a divulgação do produto é irregular, pois associa o seu consumo a falsos benefícios terapêuticos, sugerindo ação medicamentosa não comprovada.”

Anvisa destaca produto de mesmo nome que não foi proibido

A Anvisa destacou que um produto de mesmo nome produzido pela GVL Indústria de Suplementos Alimentares Ltda. e distribuído pela Fórmula Commerce Digital Ltda. não foi afetado pela decisão. O Ki-Fit-Turbo proibido pela agência, de acordo com anúncios, contém psyllium, aloe vera, sene, ginseng, garcinia cambogia e berinjela.

Veja também