Alunos vencedores da etapa municipal do Projeto MPT na Escola de Campos dos Goytacazes, recebem prêmios

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) premiou os alunos de cinco unidades escolares da rede municipal de ensino que venceram a etapa municipal do Projeto MPT na Escola 2025, em parceria com o Ministério Público do Trabalho/RJ. Eles desenvolveram as melhores atividades com a temática da erradicação do trabalho infantil.

A premiação aconteceu nessa quarta-feira (30), na Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem). Os primeiros lugares de cada categoria foram contemplados com um relógio smartwatch. Os segundos e terceiros lugares também receberam um presente surpresa da Seduct.

O 1º lugar da Categoria Música ficou com a EM Leopoldino Maria. As alunas vencedoras foram Maria Eduarda Barreto Cabral (autora),  Valentyna Maciel da Silva, Thayla Manual Faustino e Elisangela Teixeira Natividade. O 1º lugar na Categoria Conto foi para a EM Lions II, com a aluna Alyce Rozeno da Silva Martins (5º ano), abordando o tema “Pequeno Miguel”.

Na categoria desenho, a EM Branca Peçanha levou a primeira colocação com o aluno  Lucas Costa Pessanha de Souza. Já na Categoria Poesia, o aluno Carlos Daniel Justino da Silva, da EM Augusto Machado Viana, obteve o primeiro lugar com o tema “Posso estudar”.

Profissionais do Departamento Pedagógico da Seduct fizeram a seleção dos trabalhos. A subsecretária de Ensino, Célia Maria Ferreira, afirmou que essa ação extrapolou as salas de aula.

“As famílias se envolveram, formaram uma consciência crítica de que mais importante é garantir o direito dessas crianças estarem na escola. Gostaríamos de parabenizar todas as escolas, na figura dos diretores, dos professores, dos profissionais. Quando há essa interação da família com a escola, quando a família abraça a escola, tudo flui de forma mais harmoniosa e satisfatória”, declarou Célia.

A diretora pedagógica da Secretaria, Viviane Terra, destacou que essa mobilização só é possível graças ao empenho e envolvimento de diretores, pedagogos e familiares. “A união de esforços entre a escola, a família e o Ministério Público do Trabalho é a base para a construção de um futuro onde todas as crianças tenham o direito de brincar, estudar e desenvolver-se plenamente, longe de qualquer forma de exploração”, disse.

Para ela, o projeto oferece um espaço valioso para que as crianças expressem, através da arte e da literatura, suas percepções e anseios sobre um tema importante como o combate ao trabalho infantil e a promoção da aprendizagem profissional. “É emocionante observar a criatividade e a sensibilidade com que abordam essas questões, transformando suas reflexões em peças artísticas e literárias que tocam e conscientizam”, completou.

O Projeto realiza ações visando à erradicação do trabalho infantil a partir da promoção de debates nas escolas públicas, junto aos alunos, professores e pais de estudantes do ensino fundamental. Em Campos, cerca de 4 mil alunos do 4° ao 9° anos, de 26 escolas municipais, participaram das ações. Os vencedores vão concorrer à etapa estadual do projeto, representando a cidade, de acordo com a coordenadora de Projetos da Seduct, Neidimar Abreu.

“Este ano, vamos concorrer em todas as categorias: música, desenho, conto e poesia. O envolvimento das escolas vem aumentando com a temática do projeto MPT na Escola e isso faz com que o nível de consciência em dizer não ao trabalho infantil aumente em nossa rede de ensino. A cada ano, percebemos um engajamento maior por parte de educadores, alunos e familiares, que passam a compreender melhor os prejuízos causados pelo trabalho precoce e a importância da garantia dos direitos da criança e do adolescente”, disse Neidimar.

Por meio de atividades pedagógicas, concursos culturais, debates e ações interdisciplinares, o projeto fortalece a formação cidadã dos estudantes e promove uma cultura de proteção à infância. “Essa mobilização tem gerado impactos positivos não apenas dentro das salas de aula, mas também na comunidade em geral, despertando uma atitude mais crítica e ativa diante das situações de violação de direitos”, comentou a coordenadora.

Confira a lista dos vencedores

CATEGORIA MÚSICA

1º lugar – EM Leopoldino Maria

Alunas: Maria Eduarda (autora) – Valentyna – Thayla – Elisângela

CATEGORIA DESENHO

1º lugar – EM Branca Peçanha

Aluno: Lucas Costa Pessanha de Souza

2º lugar – EM Branca Peçanha

Aluno: Samuel Melo Dias

3º lugar – EM Bartholomeu Lysandro

Aluno: Bryan Lopes Ribeiro

CATEGORIA CONTO

1º lugar – EM Lions II

Aluno: Alyce Rozeno da Silva Martins (5º ano) – Tema: “Pequeno Miguel”

2º lugar – EM Lions II

Aluno: Maria Eduarda Angelo da Silva (5º ano) – Tema: “O menino e o sinal”

3º lugar – EM Branca Peçanha

Aluno: Heitor Caleb Perdomo Cordeiro (4º ano) Tema: Trabalho infantil

CATEGORIA POESIA

1º lugar – EM Augusto Machado Viana

Aluno: Carlos Daniel Justino da Silva – Tema: “Posso estudar”

2º lugar – EM Branca Peçanha

Aluno: Gabriel Santos Ferreira (4º ano) – Tema: Trabalhar por quê?”

3º lugar – EM Bartholomeu Lysandro

Aluno: Rhiana da Silva dos Santos

Veja também