Atividades acontecem no Balneário de Atafona e no Posto 2, em frente ao Polo Gastronômico de Grussaí
O Projeto Botinho 2026, realizado em São João da Barra pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), em parceria com o Sesc-RJ e apoio da Prefeitura, teve início nesta quarta-feira, 21, no Balneário de Atafona. As atividades para as 218 crianças e adolescentes inscritos prosseguem até o dia 30 de janeiro, das 8h às 11h, e serão desenvolvidas, também, no Posto – 2, em frente ao Polo Gastronômico de Grussaí.

O objetivo é conciliar lazer e educação promovendo a integração social dos participantes, que têm acesso aos conhecimentos básicos sobre a dinâmica dos mares, técnicas de abordagem e salvamento nas praias, orientações sobre primeiros socorros, preservação do meio ambiente, cidadania e atividades recreativas. Os participantes são divididos em três turmas: Golfinho, de 7 a 10 anos; Moby Dick , de 11 a 14 anos; e Tubarão, de 15 a 17 anos.

Com o apoio da Prefeitura as vagas foram ampliadas em 100% visando atender um quantitativo maior de crianças e adolescentes. Além disso, foram disponibilizados quatro guarda-vidas para atuarem como monitores, lanche, água e, com o intuito de facilitar o deslocamento, foram disponibilizados dois ônibus com itinerários diferentes para transportar os participantes, a partir das 7h, até o local das atividades.

A abertura do projeto contou com a presença do comandante do 21º Grupamento de Bombeiro Militar e representante do Corpo de Bombeiro de Área (CBA – IV), tenente-coronel Leonardo Henrique Peleteiro, e do subsecretário municipal de Segurança Pública, Arthur Miller. Do Destacamento de Bombeiro Militar 3/5 de Atafona estiveram presentes o capitão Wandrey Wallace Nascimento Silva, o subtenente Alex Rosa, sargento Nilo Longo Neto e o subtenente e responsável pelo Projeto Botinho em São João da Barra, Sidney Xavier.


“Através deste projeto transmitimos conhecimentos de prevenção de afogamento, conscientização de limpeza das praias, trabalhamos a socialização, educação, disciplina, entre outras questões. Eles entram de um jeito e saem bem diferentes. Isso quer dizer que o projeto agrega informações que vão carregar por toda a vida e até disseminar para outras pessoas. Agradeço a parceria do Sesc, o apoio da Prefeitura e a confiança dos pais”, declarou Sidney Xavier.

Confira os itinerários dos ônibus para o Projeto Botinho:
Rota 1
Saída às 7h do CIEP, passando por: Rua Barão de Barcelos; Rua São Benedito; Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho; Praça São João Batista; Rua dos Passos; Rotatória da Avenida Genecy Mendonça; BR-356; Curva de Grussaí; Avenida Liberdade; Balneário Chris; Avenida Atlântica até o Posto 2 (Polo Gastronômico).
Rota 2
Saída às 7h do CIEP, passando por: Rua Barão de Barcelos; Rua São Benedito; Avenida Rotary; BR-356 SJB x Atafona; Rua João Batista de Almeida (Rua da Caixa D’água); Rua Felicíssimo Alves (Rua do Ônibus); Praça do Repolhinho; Avenida Atlântica (Bombeiros) até o Posto 2 (Polo Gastronômico).