Espaço leva o nome de Ilza Chagas Maia e foi aberto nesta terça no bairro da Água Santa
O Centro de Atenção à Saúde Mental Infantojuvenil Ilza Chagas Maia, na Rua Manoel de Souza Braga Neto, nº 51, Água Santa, em São João da Barra, foi inaugurado na manhã desta terça-feira, 23, pela prefeita Carla Caputi. O funcionamento será de segunda a sexta, das 8h às 17h, exclusivamente para crianças e adolescentes até 17 anos que passam por situações envolvendo sofrimento psíquico, decorrente ou não de transtornos mentais graves e persistentes.

A inauguração contou com a presença da deputada estadual Carla Machado e da presidente da Câmara de Vereadores, Sônia Pereira, acompanhada de outros vereadores, além de representantes de diferentes secretarias municipais, principalmente da Saúde, e familiares da prefeita Carla Caputi, já que o Centro de Atenção à Saúde Mental Infantojuvenil leva o nome da mãe dela, Ilza Chagas Maia, que faleceu em março de 2004.

A deputada Carla Machado, que atualmente coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo na Alerj e luta há mais de trinta anos por políticas públicas inclusivas, ressaltou em seu discurso a referência que São João da Barra vem se tornado no estado nesse tipo de assistência, citando como exemplo o Centro Terapêutico Pedro Machado, que funciona desde 2024.
“Eu fico muito orgulhosa disso. E ainda mais com a inauguração desse novo espaço que também era um desejo de todos nós, por sabermos a demanda crescente que existe. Então, conversei com a prefeita e com a secretária de Saúde Arleny Valdés pedindo que tivéssemos esse serviço como essa finalidade, com uma equipe técnica e acolhedora”, destacou a deputado de quem partiu a ideia de colocar o nome de Ilza Chagas Maia no espaço, sugestão acatada pela equipe da Saúde.

A prefeita Carla Caputi falou do compromisso do município em inaugurar mais um importante equipamento voltado à saúde mental e emocional, principalmente para crianças e adolescentes.
“Estou muito emocionada e feliz. Este Centro vai trazer acolhimento e cuidado às crianças e aos adolescentes com atendimento especializado, área lúdica, num ambiente mais leve para que todos se sintam mais à vontade. Agradeço a todos que contribuíram para que pudéssemos estar inaugurando este espaço que leva o nome da minha mãe, uma mulher simples, trabalhadora e sensível às causas humanas”, declarou a prefeita Carla Caputi.
Serão disponibilizadas consultas com médico psiquiatra, psicólogos, assistente social, arteterapeuta e auriculoterapeuta, além de oficineiros e educadores. Os pacientes já em tratamento no Ambulatório Ampliado de Saúde Mental serão remanejados para serem atendidos, mas haverá triagem de uma lista de espera e, posteriormente, o atendimento será por livre demanda.

“Temos observado um aumento considerável do agravo de saúde mental na cidade, com casos de depressão e ansiedade, dentre outros, e neste local os pais e responsáveis encontrarão todos os especialistas para realizar o tratamento. Além disso, vamos trabalhar com grupos familiares para que possamos ajudar uns aos outros. A intenção foi criar um espaço totalmente adequado para acolher essa demanda e proteger ainda mais as crianças e adolescentes”, destacou a secretária de Saúde Arleny Valdés.
O Centro de Atenção à Saúde Mental Infantojuvenil Ilza Chagas Maia é coordenado por Ana Carolina Ribeiro da Silva e Elizângela Tinoco Nunes.
Homenagem – Ilza Chagas Maia nasceu em 6 de fevereiro de 1955 e construiu sua trajetória marcada pelo trabalho, simplicidade e acolhimento. Durante muitos anos, atuou, entre outros locais, no comércio de Cajueiro e Grussaí, deixando sua marca de dedicação, responsabilidade e disposição para o trabalho, conquistando também amizades e respeito pelo seu jeito extrovertido, honesto, simples e engraçado. Ela faleceu em 14 de março de 2004, mas permanece viva na memória, no afeto e no orgulho de sua filha, a prefeita Carla Caputi, cujas lições deixadas inspiram a construção de uma São João da Barra mais empática, justa e cuidadosa com as pessoas.