Roberta Luchsinger, conhecida por sua amizade com o filho do presidente Lula, manteve contato com o Careca do INSS
Além disso, a investigação aponta para possíveis repasses financeiros do Careca do INSS a Lulinha | Foto: Reprodução/YouTube/Jornal da Record
CRÉDITOS: https://revistaoeste.com/politica/pf-investiga-empresaria-ligada-a-lulinha-por-fraude-no-inss/?logged

Diógenes Feitosa

A Polícia Federal (PF) realizou buscas nesta quinta-feira, 18, que envolvem a empresária Roberta Luchsinger, investigada na nova etapa da Operação Sem Desconto. A ação faz parte das apurações sobre fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que causaram descontos indevidos em benefícios previdenciários.
Roberta, conhecida por sua amizade com Fábio Luís Lula da Silva, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e popularmente chamado de Lulinha, manteve contato com o lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS. Ambos estiveram juntos no Ministério da Saúde, representando a mesma empresa, em agenda oficial.
Documentos obtidos pelo site Metrópoles via Lei de Acesso à Informação mostram que o Careca do INSS visitou o Ministério da Saúde cinco vezes. Em 2024, ele compareceu três vezes como diretor de uma empresa de telemedicina, uma delas ao lado de Roberta. Nos dois acessos realizados em 2025, ele se identificou como presidente da World Cannabis, empresa do setor de Cannabis medicinal.
Polícia investiga envolvimento de Lulinha com fraude no INSS
Além disso, a investigação aponta para possíveis repasses financeiros do Careca do INSS a Lulinha.
Segundo depoimento prestado à PF, Edson Claro, ex-funcionário de Antunes, afirmou que o Careca do INSS teria pago cerca de R$ 25 milhões e uma mesada de aproximadamente R$ 300 mil a Lulinha.
O depoente não especificou a moeda dos pagamentos. Edson Claro prestou depoimento à CPMI do INSS, no Congresso Nacional.
Segundo o Metrópoles, Lulinha e o Careca do INSS chegaram a viajar juntos, no mesmo voo, para Lisboa, em Portugal.
A viagem ocorreu em novembro do ano passado. Documentos da PF detalham, inclusive, as poltronas ocupadas por ambos: o Careca do INSS estava no assento 3A, enquanto Lulinha viajava mais atrás, no 6J. Os dois lugares ficam na primeira classe e junto da janela.