Exercício, na manhã desta quarta-feira, aconteceu no Colégio Estadual Alberto Torres
Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Municipal realizam um exercício simulado de desocupação na manhã desta quarta-feira, 26, no Colégio Estadual Alberto Torres, no Centro de São João da Barra. A ação, em referência ao Dia Estadual de Redução do Risco de Desastres, celebrado no dia 29 de novembro, contou com a participação de alunos do ensino médio e de funcionários da unidade escolar.

O objetivo, de acordo com o subtenente do Corpo de Bombeiros Sidney Xavier Leite, foi promover a prevenção, fortalecer a capacidade de resposta e fomentar a mobilização social diante de situações de risco e desastres, para que estejam em prontidão nas situações de emergência.

“O ambiente escolar, por reunir diariamente um grande número de pessoas, especialmente crianças e adolescentes, deve ser um espaço preparado para agir com segurança. E este simulado é uma ferramenta essencial para o treinamento e a conscientização da comunidade escolar, permitindo o aprendizado prático dos procedimentos de autoproteção e desocupação segura”, ressaltou o subtenente.

O simulado se constitui, na opinião do coordenador municipal de Defesa Civil, Marcos Sá, em uma ação educativa e de cidadania, que promove a reflexão sobre a importância da prevenção e sobre o papel de cada indivíduo na construção de escolas mais seguras e resilientes. “É uma oportunidade para sensibilizar quanto à importância do trabalho preventivo e da preparação contínua, reforçando o compromisso coletivo com a segurança e o bem-estar”.
“O professor anota o número de alunos presentes na sala, indica um aluno líder, que após o brado, encaminha o restante dos alunos em fila indiana com as mãos no antebraço, margeando a parede no sentido do pátio (local seguro), onde forma um círculo para que a professora faça a recontagem. Caso sinta falta de algum aluno, a professora informa ao Bombeiros para que seja feita uma busca”, explicou Xavier, fazendo referência ao simulado.

“Esse treinamento é uma medida preventiva importante. Em uma situação recorrente ou que ocorra por acaso, alunos e os funcionários já têm uma idéia dos procedimentos a serem adotados, as orientações e o que devem fazer para evitar um problema ainda maior. Se a pessoa tem essa informação de como se portar em um momento de emergência, tudo fica mais fácil”, destacou o diretor do Colégio Estadual Alberto Torres, Alanildo Salles.