Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil de Cabo Frio atende a duas ocorrências de apoio a mulheres em situação de risco

Ações integradas envolveram orientação e encaminhamento para local seguro

A Patrulha Maria da Penha (PMP), da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio, atendeu duas ocorrências relacionadas à proteção de mulheres na segunda-feira (10). As ações tiveram apoio de outros grupamentos da corporação e envolveram atendimento, orientação e condução para local seguro.

A primeira solicitação ocorreu na Praia do Forte, após chamado recebido pela equipe do Grupamento Operacional de Praia (GOP). No local, a Patrulha Maria da Penha realizou o atendimento em ambiente reservado. A mulher relatou ter sido vítima de agressão psicológica, mas informou que não desejava registrar ocorrência naquele momento. A equipe forneceu orientações sobre os serviços disponíveis na rede de proteção e repassou os contatos emergenciais para eventual necessidade. Responsáveis pelo condomínio também ficaram com o telefone da patrulha para novo acionamento, caso fosse necessário.

A segunda ocorrência foi registrada no bairro Palmeiras. A Delegacia de Atendimento à Mulher solicitou apoio da Guarda Civil para acompanhar uma vítima que precisava retirar pertences da residência. A Patrulha Maria da Penha seguiu para o endereço com apoio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A vítima informou que o suposto autor, neto dela, estaria no imóvel e usava medicação controlada. Ao chegar ao local, o homem não foi localizado inicialmente. A vítima retirou os pertences e, durante rondas nas proximidades, o homem foi encontrado retornando à residência. A equipe realizou a abordagem e o Samu fez a avaliação médica, conduzindo o homem ao Hospital Central de Emergência para atendimento. Após a conclusão do procedimento, a vítima foi encaminhada para um local seguro.

A Patrulha Maria da Penha segue realizando atendimentos preventivos e chamados emergenciais, com prioridade para casos envolvendo risco à integridade física e emocional de mulheres, 24 horas todos os dias.

Em caso de emergência, acione a Guarda Civil Municipal/Patrulha Maria da Penha pelo153.

Veja também