SJB promove palestra sobre Biossegurança e Documentação Sanitária na Odontologia

Evento aconteceu nesta sexta-feira, 7, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico

Para que seja ofertado cada vez mais um atendimento com qualidade e segurança a pacientes de consultórios e clínicas odontológicas em São João da Barra, a Vigilância Sanitária do município realizou nesta sexta-feira, 7, a palestra com o tema “Biossegurança e Documentação Sanitária na Odontologia”. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, reunindo odontólogos e representantes de clínicas, além de técnicos e auxiliares em saúde bucal.

Na oportunidade, foram apresentados e discutidos os principais aspectos relacionados à biossegurança e à documentação sanitária exigida nos serviços odontológicos, promovendo a atualização dos profissionais da área sobre as normas vigentes e boas práticas de prevenção de riscos à saúde. A palestra foi ministrada pelos fiscais da área de odontologia da Vigilância Sanitária, Amanda Barboza, Antônio Jucimar Villa Nova e Carla Geovana Chagas.

“Foi uma experiência enriquecedora. O conteúdo trouxe uma visão prática sobre a importância da biossegurança, desde a esterilização até a organização da pasta sanitária. Foram apresentadas, também, as práticas de monitoramento da esterilização e a estrutura do Procedimento Operacional Padrão (POP). Esses temas costumam parecer burocráticos, mas na verdade são essenciais para garantir a qualidade do atendimento e a proteção dos profissionais”, avaliou a auditora fiscal da Vigilância Sanitária, Raphaela Pereira.

Para o responsável técnico de uma clínica odontológica de São João da Barra, Gabriel Maciel, o evento foi fundamental para manter atualizado as normas da Vigilância Sanitária. “Um dos temas que me chamou bastante a atenção foi do POP, ao qual recebi novas orientações, além da organização dos documentos para estar tudo em ordem no momento da fiscalização”, declarou Gabriel.

A cirurgiã-dentista Fabrina de Vargas Teixeira descreveu a palestra como informativa e esclarecedora para manter atualizada as boas práticas em saúde que garantem a segurança, tanto dos profissionais, quanto dos pacientes. “Foi uma iniciativa muito bacana e a Vigilância Sanitária está de parabéns. Espero que aconteça mais vezes para que possamos estreitar ainda mais os laços entre a Vigilância Sanitária e nós profissionais de saúde”, comentou Fabrina.

Veja também