Carla Caputi participa da programação da COP 30 no Rio

Prefeita destaca avanço do projeto de contenção da erosão costeira em Atafona e Açu

Reforçando o compromisso de São João da Barra com a agenda climática e a preservação do seu litoral, a prefeita Carla Caputi participa nesta semana da programação da COP 30, no Rio de Janeiro. Durante o evento, o município terá espaço para apresentar o projeto de contenção da erosão costeira que contempla as praias de Atafona e do Açu. A iniciativa sinaliza o protagonismo da cidade no enfrentamento dos efeitos climáticos e na construção de soluções sustentáveis para a gestão costeira e proteção ambiental.

O fenômeno da erosão impacta o território sanjoanense há algumas décadas e segue como um dos maiores desafios ambientais do país. A prefeita lembrou que o Ministério Público Federal já se manifestou apontando que, até o momento, não existem estudos conclusivos capazes de embasar uma solução definitiva — razão pela qual o município trabalha para contratar um estudo robusto, com metodologia reconhecida e diretrizes de órgãos federais.

“Nós estamos atuando com responsabilidade, transparência e rigor. O edital do estudo está passando por revisão técnica pelo setor de Licitações, pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Procuradoria, e a previsão dos nossos técnicos é que ele será republicado ainda este ano”, afirmou Carla Caputi durante o evento.

A prefeita ressaltou que, para viabilizar essa etapa, a estimativa é de que o estudo fique na casa de R$ 7 milhões. Desse total, Carla Caputi já assegurou, junto ao deputado federal Murillo Gouvêa uma emenda parlamentar no valor de R$ 1,8 milhão, e o restante será custeado com recursos próprios do município.

“Esse é um passo fundamental para que possamos acessar recursos federais e internacionais para a obra de contenção. A ciência e a técnica vão orientar o caminho mais seguro para proteger nosso litoral e nossa população”, destacou.

Carla Caputi também reforçou que segue buscando apoio institucional em Brasília para a realização do projeto. “Estamos em diálogo permanente com o Governo Federal, com órgãos ambientais e com parlamentares. São João da Barra está no debate, está preparada e tem responsabilidade com o presente e o futuro do nosso município”, disse a prefeita, que já solicitou uma agenda com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Nesta semana que antecede o início da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Belém, no Pará, a cidade do Rio de Janeiro sedia uma série de encontros sobre clima, energia e inovação. Estarão reunidos investidores, lideranças globais, organizações internacionais e representantes do setor privado e da sociedade civil.

Veja também