A Câmara de São João da Barra deu início nesta segunda-feira (03), à capacitação dos 13 estudantes eleitos para o Programa Parlamento Jovem 2025, bem como os seus respectivos suplentes. A formação acontece até a próxima sexta-feira, das 14h às 16h, na Escola Legislativa, sendo conduzida pelos servidores da Casa, André Guedes (coordenador pedagógico da Escola) e Joyce Rios (integrante do Conselho Escolar).

O conteúdo a ser trabalhado inclui: noções básicas a respeito da estrutura do Poder Legislativo, atribuições de um vereador. Os jovens vão aprender, também, de forma prática, como é realizada uma sessão ordinária e como é feita a votação do presidente da Câmara e dos membros das comissões permanentes. “Estamos dando esse treinamento para que, no dia do evento, eles saibam se posicionar”, explicou o coordenador pedagógico.

Os jovens vereadores vão exercer o mandato na próxima semana, sendo a primeira sessão destinada à posse e eleição da Mesa Diretora. Nos dois dias seguintes, eles vão acompanhar os vereadores e, nos dois últimos dias, conduzir a sessão oficial deles. O Programa visa aproximar a sociedade civil ao trabalho do Poder Legislativo, criando nos jovens, uma consciência de responsabilidade e também crítica sobre a importância da participação e do acompanhamento da vida política na sociedade.
Mudança – A eleição para o Parlamento Jovem foi realizada na última quinta-feira. Cabe ressaltar que a suplente do Centro Educacional Pequena Isa, Amanda da Silva Borges, renunciou. Seu lugar foi ocupado pela aluna, Mariah Melila Mota Cardoso Cordeiro, da mesma escola.