Cajueiro recebe obras de drenagem e recuperação de paralelo em uma das principais vias

Trabalho foi iniciado na Rua Pedro Gomes Paes, conhecida como Estrada do Galinheiro, e inclui construção de novas calçadas

A Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, iniciou a recuperação da Rua Pedro Gomes Paes, conhecida como Estrada do Galinheiro, uma das principais vias do distrito de Cajueiro. As intervenções, no trecho em paralelepípedos, já haviam sido anunciadas pela prefeita Carla Caputi, atendendo à solicitação de moradores e motoristas que buscam a rua como um dos acessos à região do Complexo Portuário e Industrial do Açu, no quinto distrito.

“Será um amplo trabalho de drenagem e recuperação dos paralelos. Essa ação faz parte do nosso compromisso de investir na infraestrutura de cada localidade, garantindo mais qualidade de vida, valorização do espaço urbano e segurança para quem transita diariamente pela via”, destacou a prefeita Carla Caputi.

De acordo com a Secretaria de Obras, o principal objetivo das intervenções é melhorar as condições de trafegabilidade, com mais infraestrutura e segurança também para os pedestres, já que a obra completa prevê, ainda, a demolição de calçadas antigas para construção de novos passeios dentro do padrão urbano atual.

“A via possui grande relevância urbana, atendendo diretamente à população local e desempenhando um papel estratégico no acesso à região do Porto do Açu, sendo rota essencial para o deslocamento de veículos leves e de grande porte, que comprometia com frequência o paralelo. Considerando esse fluxo, o projeto está sendo executado de forma planejada, de modo a conciliar o desenvolvimento urbano com a manutenção da fluidez viária, garantindo que os trabalhos avancem sem causar grandes transtornos à população. Nosso objetivo é atender tanto à comunidade, quanto às demandas logísticas que surgem com o desenvolvimento do Açu”, ressaltou a secretária municipal de Obras e Serviços, Ana Paula Sales.

A projeção inicial da Secretaria é que as intervenções ocorram na via por cerca de 90 dias, sem que haja, por exemplo, imprevistos com as condições climáticas adversas. Durante este período boa parte do trânsito ficará no sistema pare e siga. Diante disso, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), atuará na orientação de motoristas e já sugere a utilização de vias alternativas de acesso à região do Porto do Açu por Degredo ou Caetá, que levam à rodovia RJ-240.

Além da Secretaria de Transporte e Trânsito, a de Educação também foi comunicada pela pasta de Obras sobre as intervenções na Rua Pedro Gomes Paes e reorganizará o itinerário do transporte estudantil de acordo com a demanda, comunicando previamente, caso necessário, às escolas para encaminhamento de avisos das possíveis alterações aos responsáveis pelos alunos.

Veja também