Sala Rosa com mamógrafo é inaugurada pela prefeita Caputi em Cajueiro

Entrega da reforma da ESF da localidade e anúncio da ampliação de serviços também marcaram solenidade nesta quarta

São João da Barra deu mais um passo importante na saúde pública do município, em especial para as mulheres, ao inaugurar nesta quarta-feira, 8, a “Sala Rosa” com um mamógrafo instalado na unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Cajueiro. Uma solenidade com a presença da prefeita Carla Caputi, do vice-prefeito Chico da Quixaba, de outras autoridades e da comunidade marcou também a entrega da reforma completa da unidade, que leva o nome de Elizabeth Gomes Rodrigues.

Na ocasião, a prefeita aproveitou para dar mais boas notícias ao anunciar a ampliação do serviço odontológico da ESF de Cajueiro, que passa a ser todos os dias, e ainda a adequação do espaço da unidade, durante a reforma, para abrigar um centro de fisioterapia, previsto para ser inaugurado nos próximos meses. Caputi também comentou sobre a localização estratégica da ESF do quarto distrito, à margem da BR-356, que irá absorver pacientes encaminhados por atendimentos feitos em outras localidades para a realização da mamografia, importante instrumento à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

Diante de moradores, entre eles familiares da saudosa Elizabeth Gomes Rodrigues, Caputi lembrou de toda evolução que a unidade vem passando desde que foi construída em 2005, pela então prefeita Carla Machado, até agora com a aquisição do mamógrafo, fruto de uma emenda impositiva de Chico da Quixaba, quando ele ainda era vereador, com complementação de recursos pela gestão municipal.

“Estou muito feliz pela presença de todos e por mais essa entrega à nossa população. É o resultado do esforço conjunto de várias pessoas que começou lá atrás com a inauguração desse prédio, quando foi pensada a estrutura da sala baritada para que hoje tenhamos aqui a instalação do nosso mamógrafo municipal. Quero agradecer a meu vice Chico por ter destinado a emenda quando ainda estava na Câmara, aos vereadores por terem aprovado e à minha equipe por todo esforço para que hoje tenhamos mais esta conquista, porque ninguém faz nada sozinho. Vamos espalhar essa notícia boa do mamógrafo e tem muita coisa vindo pela frente para melhorarmos cada vez mais”, destacou a prefeita, lembrando dos esforços já adotados para que SJB tenha o seu primeiro hospital público municipal.

Antes de Caputi, o vice Chico da Quixaba também já havia ressaltado o esforço conjunto para que o município agora tenha o seu mamógrafo. “Quero agradecer a Deus por essa oportunidade que o nosso município está alcançando para que atenda as nossas lindas mulheres. Parabenizar a toda equipe da saúde e agradecer a Carla Caputi pela parceria e por ter complementado a emenda. Temos um governo com uma equipe empenhada para que o nosso povo de São João da Barra sorria cada dia mais”, disse o vice-prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Arleny Valdes, lembrou que a implementação de serviços como o mamógrafo só se torna possível porque a gestão da prefeita hoje investe na Saúde 36% do que arrecada com receitas de impostos e transferências de impostos, valor que é mais do que o dobro do princípio constitucional que fala da obrigação de aplicação de 15% nessa área.

“A mamografia é um sonho, e aí eu quero agradecer a Chico, que lá na época me procurou na Secretaria e falou que ia destinar a emenda. Assim como acontece com vários outros serviços que ofertamos, a instalação, funcionamento, acompanhamento e manutenção deste mamógrafo é com 100% do recurso municipal, como também foi com a reforma desta ESF”, afirmou a secretária.

Ainda segundo Arleny, esta é a sétima unidade de saúde reformada, com mobília completa e ar condicionado, entregue nos últimos anos. “Temos mais três em obras e vamos iniciar a reforma de outras quatro. Ressaltamos isso, porque para fazer gestão num município pequeno, tem que realmente querer priorizar a Saúde, como a prefeita faz. Parabéns prefeita por olhar para a saúde de uma forma diferenciada, com cuidado e com o carinho de sempre”, declarou a secretária, reforçando que o atendimento na “Sala Rosa” será agendado por meio das unidades de saúde espalhadas por todo o município.

Representado a comunidade, a moradora de Cajueiro e irmã da homenageada com o nome da ESF, Carmem Lúcia Rodrigues salientou a importância das melhorias levadas à unidade.

“Quero expressar minha profunda gratidão. Esses avanços representam um marco para a saúde da nossa comunidade, trazendo mais dignidade, cuidado e acesso ao serviço essencial que todos precisamos. Agradeço a todos os envolvidos, que tornaram esse sonho possível”, discursou Carmem Lúcia, ao lado do pai José Antônio Rodrigues, chamado carinhosamente pela prefeita de “síndico de Cajueiro” e conhecido também por ter contribuído no passado para que a localidade tivesse o seu primeiro posto de saúde.

Além de integrantes do governo municipal, entre eles vários secretários e subs, também esteve presente a presidente da Câmara, Sônia Pereira, acompanhada dos também vereadores Caio César, Carlos Machado (Kaká), Elísio Rodrigues, Eziel Pedro, Julinho Peixoto, Júnior Monteiro, Léo de Lolô e Rommenik Ribeiro.

Reforçando as políticas públicas pelo bem-estar das sanjoanenses, que ganham ainda mais destaque durante o Outubro Rosa, profissionais do Programa Saúde da Mulher também fizeram uma rápida apresentação sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

Além do mamógrafo fixo, a Prefeitura vai disponibilizar nos próximos dias 17 e 18, por meio do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte e Noroeste Fluminense, uma carreta itinerante equipada com mamógrafo e ultrassom. O veículo vai estar no dia 17 no Ginásio Municipal de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino, das 8h às 17h, e no dia 18 na E.M. Chrisanto Henrique de Souza, no Açu, também das 8h às 17h.

Com a atualização do protocolo do Ministério da Saúde, a mamografia passa a ser recomendada para mulheres a partir dos 40 anos, a cada dois anos, independentemente de sintomas.

Veja também