Lançamento do programa Orla Viva SJB marca o Dia da Árvore no município

Evento acontece neste domingo com destaque ao plantio de vegetação de restinga nas dunas de Atafona

O Dia da Árvore, no próximo domingo, 21, será marcado em São João da Barra pelo lançamento do programa Orla Viva SJB. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), tem como objetivo a proteção e restauração da orla sanjoanense, por meio de Soluções Baseadas na Natureza (SBN).

Para marcar o início do programa, acontece neste domingo, com concentração no Espaço da Ciência, em Atafona, às 9h, o evento Orla Viva SJB, que terá como destaque o plantio de vegetação de restinga nas dunas, essencial para estabilizar a areia, mitigar a erosão costeira e proteger a biodiversidade local.

A ação faz parte de uma mobilização comunitária da iniciativa Pré-COP30, vinculando São João da Barra ao evento internacional que reunirá líderes mundiais para tratar de adaptação e mudanças climáticas, que acontecerá em Belém, no Pará, em novembro de 2025.

“Este evento será a primeira grande ação pública de mobilização climática do município, com papel fundamental em três frentes: a conscientização local com engajamento das comunidades e escolas na proteção da orla; como iniciativa oficial Pré-COP30; e possível captação de recursos, a partir do fortalecimento da candidatura de São João da Barra junto à C40 e demais fontes de financiamento climático”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Marcela Toledo.

Além do programa Orla Viva SJB, Marcela ressalta que a SEMMA está finalizando a republicação do edital para contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que analisará todo o processo de erosão na orla entre Atafona e Açu, apontando soluções estruturadas para enfrentamento desse grave problema.

Veja também