São Gonçalo reúne idosos em projeto Envelhecer com Saúde

Grupo participa de atividades na Clínica Gonçalense do Mutondo 

Uma atividade de saúde diferenciada dentro da Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo. Trata-se do grupo Envelhecer com Saúde, que foi criado pelos profissionais do e-Multi (nutricionista, assistente social, psicólogo e fisioterapeuta) e conta com mais de 65 membros, a maioria idoso. Com encontros marcados todas as terças-feiras, sempre a partir das 14h30, os usuários realizam diferentes atividades relacionadas à saúde e ainda ganham festa nas datas comemorativas de cada mês.

Descrito pelos profissionais como um grupo de conhecimento e troca de informações sobre saúde, o Envelhecer com Saúde tem como objetivo principal orientar os pacientes sobre como ter um envelhecimento com qualidade, prevenindo os problemas que podem acontecer na terceira idade. Além dos profissionais do e-Multi, enfermeiros, médicos e dentistas da unidade são convidados e também participam das ações de esclarecimento. 

“A cada semana, um profissional fica responsável para iniciar o grupo com uma dinâmica para a memória e compreensão do conhecimento dentro da sua área. Depois, fazemos alguma atividade como palestras, artesanato, dança, música, aulas práticas e atividades físicas. Passamos conhecimento e orientações para que eles tenham uma vida melhor. A saúde não é só a ausência de doença, mas é o bem estar físico, mental e social”, contou a nutricionista do grupo, Jaqueline Brasil.

Neste mês, por exemplo, o grupo foi orientado sobre as hepatites virais, que tem a campanha Julho Amarelo e participou de uma festa julina, além de atividades convencionais nas outras semanas. Também há um dia para os aniversariantes do mês. Presente na festa julina, a aposentada Marinete Severiano, de 80 anos, foi só elogios para o grupo. “Estou há quase dois anos e entrei por acaso. Eu fui procurar a fisioterapeuta e vi o grupo no auditório. Não parei mais de frequentar. Me ajuda muito em tudo. Me tira de casa, me distrai, a gente conversa e aprende muita coisa boa”, contou.    

Apesar da proposta inicial ser de atender os idosos, o grupo já virou intergeracional. “Há dois anos e meio, o grupo começou com a necessidade da equipe multidisciplinar de fazer atividades fora dos consultórios com os idosos que estavam com saúde mental comprometida, tempo ocioso e com muito encaminhamento para a psicologia e com passagens pelo serviço social. Nos unimos, colocamos no papel e começamos a praticar e trabalhar com a saúde de maneira integral e deu muito certo. Hoje, recebemos pessoas de todas as idades que querem envelhecer com saúde”, contou a assistente social, Cristiane Vilela. 

Para participar, não há idade. É só aparecer no auditório da Clínica do Mutondo, na terça-feira, sempre a partir das 14h30, com o cartão do SUS. Em média, por semana, os encontros juntam 30 pessoas. “A gente abraça essa causa com muito amor e carinho, cuidando e orientando. O objetivo maior é amparar, acolher, cuidar deles. Muitos não têm família e a carência é muito grande. Damos esse suporte, um apoio de forma geral. E aqui, eles se sentem amados, queridos e seguros. É um trabalho muito gratificante porque o retorno deles é maravilhoso. O amor que a gente dedica a eles, eles também dedicam a nós”, finalizou Jaqueline. 

Ainda fazem parte o psicólogo Edvaldo Alcântara Pedroso e a fisioterapeuta Roberta Macedo da Silva Vidal. 

Veja também