ATENÇÃO PRIMÁRIA DE DUQUE DE CAXIAS REALIZA O PRIMEIRO CURSO INTRODUTÓRIO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Após um ciclo de cinco encontros, a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, através da Subsecretaria de Atenção Primária e com apoio da consultoria em Atenção Primária, finalizou, nesta quarta-feira (02/07), o primeiro Curso Introdutório em Saúde da Família, voltado para a qualificação dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Ministrado por profissionais da própria rede municipal de saúde, o curso reuniu 30 participantes, representando seis unidades consideradas pilotos para esse novo modelo de formação, que tem como base a reorganização e o fortalecimento da Atenção Primária no município. Ao longo dos cinco encontros, foram abordados temas como: a história do SUS; os atributos da Atenção Primária; as linhas de cuidado prioritárias; e apresentação do novo prontuário eletrônico, alinhando teoria e prática ao cotidiano do trabalho em saúde.

O subsecretário de Atenção Primária, enfermeiro Carlos Rafael Freitas, ressaltou a importância desse primeiro curso de formação e dos muitos que virão para a melhoria do serviço de Saúde da Família nos distritos.


“O encerramento do primeiro curso de formação marca um passo importante na construção de uma Atenção Primária mais resolutiva, integrada e comprometida com a qualificação contínua dos seus profissionais. O objetivo é que as categorias aqui representadas, entre agentes comunitários, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, equipes E-multi e saúde bucal, retornem às suas unidades com saberes ampliados para que possam oferecer o melhor serviço à população”, declarou Carlos Rafael.

A determinação do prefeito Netinho Reis é ampliar o número de unidades e a cobertura da Atenção Primária, que é a base do serviço de saúde no município. O município conta hoje com 80 equipes de Saúde da Família, que prestam serviço em 37 unidades espalhadas nos quatro distritos. A expectativa é que todos esses profissionais, em algum momento, participem dos cursos de formação e de qualificação programados para o decorrer de 2025.

O que é Atenção Primária à Saúde (APS)?
A Atenção Primária à Saúde, também conhecida como atenção básica, é o primeiro contato do cidadão com o sistema de saúde e com o nível de atenção mais próximo da comunidade. Ela abrange ações de promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e acompanhamento da saúde, tanto no âmbito individual quanto coletivo. A APS é fundamental para garantir o acesso universal à saúde, a continuidade do cuidado e a integralidade da atenção. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é uma das principais formas de organização da APS no Brasil. As equipes de saúde da família atuam diretamente nas comunidades, desenvolvendo ações de cuidado e promovendo a saúde em conjunto com a população.

Veja também