Evento voltado a educadores dos anos finais do ensino fundamental foi realizado no plenário da Câmara Municipal
A Secretaria de Educação de São João da Barra promoveu nesta quinta-feira, 3, no plenário da Câmara Municipal, o simpósio “Práticas Pedagógicas Inovadoras nos Anos Finais”. O evento, idealizado pela Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Finais, contou com a participação de mais de 300 professores e mediadores que atuam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, em 12 escolas municipais.

— Esse simpósio de formação pedagógica é um dos pilares de ações da Secretaria de Educação e foi importante para dialogar com os professores, trocar experiências. Não é só ter um professor na sala de aula e deixar que ele faça o trabalho, é preciso acompanhamento, monitoramento e filtro. A gente vê esses momentos como fundamentais para que possamos continuar tendo um ensino de qualidade — ressaltou o secretário Daniel Damasceno.

A valorização do servidor público com a realização de eventos como este é outro fator relevante apontado por Damasceno. “Garantir que o servidor tenha, no seu horário de serviço, essa oportunidade de constante formação é uma das principais metas da Secretaria de Educação e faz parte da política de valorização do servidor empenhada pela prefeita Carla Caputi”.
Professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Manuel Alves Rangel, em Quixaba, no quinto distrito do município, Michele Ferreira Barcelos foi uma das que participaram. “Este simpósio foi essencial por apresentar várias reflexões de como melhorar a prática em sala de aula, com o objetivo de potencializar a capacidade dos alunos. Foi muito significativo e prezo por mais encontros assim, nos quais eu possa ver que pequenas atividades podem fazer a diferença no ambiente de trabalho”, declarou Michele.

Entre as atividades desenvolvidas, dinâmicas, apresentação teatral, reflexão sobre “Comunicação Assertiva”, com a coordenadora do Projeto de Vida, Karolyne Alves; explanação da Prática Pedagógica Escape Room, com a coordenadora de Inglês, Lilian Siqueira; reflexão sobre “Dinâmica Arte Colaborativa”, com o coordenador de Arte, Clausner Rodrigues, e a coordenadora dos Anos Finais, Arli Silva.
A programação contou também com a participação de Cassiana Hygino, doutora em Ciências Naturais / Ensino de Ciências (Uenf) e professora de Física do Instituto Federal Fluminense (IFF), que abordou o tema “Práticas na Prática”, além de apresentação de experiências exitosas na rede municipal, pelos professores de Matemática, Heloíza Rangel, de Educação Física, Alexandre Hatcher, de Geografia, Juliana Vieira, e de Ciências, Thiago Cordeiro.

Houve, também uma explanação sobre a plataforma digital, criada pelo IFF em parceria com os coordenadores de áreas da Secretaria de Educação, com apoio da GNA, que será disponibilizada para professores da rede municipal no início do 2º semestre.
— Essa plataforma será mais uma ferramenta na mão do professor do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Nela já tem um banco de atividade disponibilizado, onde os professores poderão consultar e criar outras atividades para serem aplicadas em aulas mais dinâmicas, que aluno tenha mais interesse em aprender — explicou a coordenadora dos Anos Finais, Arli Silva.
Da Secretaria de Educação, também estiveram presentes no simpósio a coordenadora geral, Janaína Monteiro, de Inclusão, Denise Carvalho, do Programa Municipal de Leitura, Lícia Góes, do Acelera, Rejane Oliveira, do Projeto de Vida, Decyane Pontes, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Albertine Lopes. Também marcou presença no simpósio a vereadora Sônia Pereira, presidente da Câmara de SJB.