Os pacientes tiveram órgãos doados graças à autorização de suas famílias, possibilitando que pessoas em diferentes regiões do país fossem beneficiadas na fila única de transplantes
O Hospital Ferreira Machado (HFM) encerrou o mês de junho com duas importantes captações de órgãos. Na última semana, dois pacientes tiveram órgãos doados graças à autorização de suas famílias, possibilitando que pessoas em diferentes regiões do país fossem beneficiadas na fila única de transplantes.
A captação mais recente ocorreu na sexta-feira (27) e envolveu um paciente de 65 anos, morador do bairro Jockey Club, vítima de um acidente vascular encefálico hemorrágico (popularmente conhecido como “derrame cerebral”). Após autorização da família, foi possível captar o fígado, que já beneficiou um paciente na fila nacional de transplantes.
Dias antes, na quarta-feira (25), outro gesto de solidariedade fez a diferença na vida de várias pessoas. Um homem de 52 anos, residente no Parque Califórnia, também vítima de AVC hemorrágico, teve rins, córneas e fígado doados. Com isso, cinco pacientes de diferentes estados foram contemplados, graças à decisão da família.
Para a médica Patrícia Rangel, responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HFM, cada autorização é uma demonstração de empatia que multiplica vidas. “Habilidade e conhecimento técnicos, esclarecimentos e compaixão fazem parte da nossa rotina durante a conversa sobre morte encefálica com os familiares. É no momento mais delicado que precisamos ser pacientes, generosos e acolhedores. Nossa equipe é preparada para lidar com essa situação. Agradecemos às famílias que, através de um gesto altruísta e de amor, autorizaram a doação de órgãos de seus familiares, salvando outras vidas!”, destacou.