(São João da Barra) Atleta de SJB deixa sua marca ao participar da Maratona de Boston

Com apoio da lei municipal de incentivo ao esporte, Dioni Miranda se destaca entre os brasileiros e leva pela primeira vez o nome da cidade à maratona mundial

Com o apoio da lei municipal de incentivo ao esporte e de parceiros, o atleta Dioni Miranda protagonizou um novo capítulo no histórico de esportistas sanjoanenses ao participar da Maratona de Boston, a mais antiga e uma das mais prestigiadas do mundo. Levando a bandeira do município, Dioni não apenas completou os 42 km da tradicional prova norte-americana como também atingiu sua melhor marca pessoal, 2 horas, 42 minutos e 41 segundos, sendo o 18º melhor brasileiro entre quase 600 competidores nacionais e o 1.080º no ranking geral entre cerca de 30 mil corredores.

“Fiz questão de levar a bandeira do nosso município. Sou sanjoanense raiz, bairrista, e quis levantar nossa bandeira e colocar São João da Barra na Maratona de Boston pela primeira vez”, contou emocionado.

Segundo ele, o auxílio da Prefeitura foi fundamental para a realização do sonho. “A ajuda de custo teve um papel essencial. Essa lei é um estímulo poderoso para que outros atletas também consigam representar nossa cidade no Brasil afora e até no exterior, como foi o meu caso”, destacou.

A preparação para a prova foi intensa e meticulosamente planejada. Professor de educação física e treinador, Dioni desenhou sozinho o ciclo de treinos, chegando a rodar até 150 km por semana. “Não falhei um treino sequer. Tive consistência, uma alimentação equilibrada e descanso adequado. Isso fez toda a diferença para conseguir esse resultado”, completou o atleta.

O percurso desafiador da prova com muitas subidas e descidas não intimidou o atleta, que manteve um ritmo constante do início ao fim. “Foi uma prova muito encaixada. Em nenhum momento eu sabia minha colocação, só sabia que estava vivendo algo especial. A torcida, o hino nacional dos EUA na largada, os caças passando, tudo foi emocionante. Se tivesse mais 10 km eu faria feliz da vida”, contou.

Além da emoção e do feito esportivo, Dioni acredita que o resultado simboliza um avanço importante na sua carreira. “Cada recorde é como um cadeado que se abre. Isso me mostra que estou no caminho certo e que posso chegar ainda mais longe. Meu objetivo agora é continuar crescendo, representando São João da Barra em maratonas nacionais e internacionais”, enfatizou.

Para 2025, o atleta já está inscrito em novas provas. Depois de Boston, seu foco é a Maratona do Rio em junho, onde participará do Desafio Cidade Maravilhosa (21 km no sábado e 42 km no domingo) e a Maratona de Assunção, no Paraguai, em agosto. “A corrida me desafiou. Sou movido a desafios, e é isso que me motiva a seguir em frente”. E ele deixa um recado para os jovens. “Acredite e trabalhe duro. Não basta sonhar, tem que suar. O momento chega para quem não desiste”, falou o maratonista, que foi recebido com festa e desfile em carro aberto em Atafona ao retornar dos EUA.

O secretário municipal de Esportes, Edivaldo Machado, parabenizou o resultado do atleta. “Muito gratificante saber que nossos atletas podem alcançar resultados tão importantes e que através da lei de incentivo ao esporte o município pode contribuir para que eles possam chegar ainda mais longe”, destacou o secretário.

Veja também