Frederico Paes percorreu o hospital com a superintendência e ouviu as necessidades de mudanças para otimização da assistência
O vice-prefeito de Campos, Frederico Paes, participou de um encontro no Novo Hospital Geral de Guarus (HGG) nesta sexta-feira (8), no processo de implantação do projeto Lean nas Emergências. Ele foi convidado pelo superintendente do HGG, Vitor Mussi, e, com a direção da unidade, percorreu o hospital para avaliar a qualidade da assistência prestada e participar das otimizações que estão sendo estudadas.
“Eu fui presidente de hospital por 15 anos e compreendo a necessidade de investimentos no setor. E isto não significa gastar dinheiro, mas aplicar o recurso com propriedade e assertividade para que o investimento gere resultados satisfatórios e a população absorva esta qualidade. Queremos transformar o HGG em um hospital de ponta”, explicou Paes.
Na reunião, a consultora do Lean nas Emergências, Letícia BarAúna, e o médico gestor Pablo Chagas detalharam a metodologia do projeto e a expectativa de transformação do HGG. “O mesmo processo foi implantado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e os resultados foram extraordinários. Com o comprometimento que estamos tendo dos profissionais do HGG, as transformações aqui também serão visíveis”, disse Chagas.
Os diretores do Hospital apresentaram um relatório de coleta de dados práticos sobre o atendimento no HGG. Para a diretora clínica, médica Luisa Barreto, o resultado desta fase surpreendeu. “Conseguimos coletar os dados de forma fidedigna e constatamos oficialmente alguns gargalos que já tínhamos identificado anteriormente, sem essas ferramentas do Lean. Agora, é trabalhar para aprimorar o atendimento”, destacou Luisa.
Para a implantação dos próximos passos, o superintendente do HGG, médico Vitor Mussi, disse que a participação do vice-prefeito no encontro foi fundamental. “Estamos apresentando ao Executivo as nossas necessidades com base neste trabalho de implantação do Lean nas Emergências. O vice-prefeito nos ouviu e se comprometeu a tomar decisões que promovam a excelência do HGG”, comemorou Mussi.
A equipe Lean avaliou os dados coletados no hospital. “Esta análise será fundamental para o próximo passo na implantação do Lean nas Emergências. Na visita que está programada para o mês de dezembro daremos o diagnóstico do cenário atual e traçaremos estratégias para os próximos passos do projeto que serão personalizados”, afirmou a consultora Letícia.
CLÍNICA DE HEMODIÁLISE – O vice-prefeito Frederico Paes aproveitou a ida ao Novo HGG e visitou também a obra de construção da Clínica Regional de Hemodiálise que levará o nome do pai do político, Francisco Paes Filho. A construção está em fase final.
O Lean nas Emergências começou a ser implantado no HGG no dia 3 de outubro de 2024, quando a unidade recebeu uma equipe de consultoria e gestão vinculada ao Ministério da Saúde. Foram dois dias de reuniões e visitas guiadas com a superintendência e as direções clínicas, de enfermagem, de emergência e administrativa com o objetivo de levantar dados do hospital, identificar pontos positivos e negativos para uma posterior implantação de ferramentas resolutivas.