Além de prestigiar os estandes, visitantes contam com programação cultural variada, incluindo o Fescan
A Festa Literária Sanjoanense (Felisan) entra na reta final, mas ainda tem muita coisa para o público curtir neste fim de semana no Ginásio de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino e no Centro Cultural Narcisa Amália, em São João da Barra. Entre as várias atrações deste sábado, 9, e domingo, 10, estão contação de histórias, lançamento de livros, teatro, rodas de conversa, oficinas de desenho, a final do Festival Sanjoanense da Canção (Fescan) e a apresentação de Bandas e Fanfarras (confira a programação completa aqui)
Iniciada no último domingo, 3, a segunda edição da Felisan já recebeu milhares de pessoas e os organizadores esperam que os dois últimos dias também sejam de grande movimentação. No sábado, a abertura dos estandes para visitação e aquisição de livros começa às 8h, porém no domingo os portões do Ginásio serão abertos às 14h. A última atração da Festa Literária, prevista para as 19h, será a apresentação dos alunos da Oficina de Música Letícia Costa, do Centro Musical e Cultural União dos Operários.
Durante toda a semana, a Felisan recebeu muitos alunos da rede municipal de Educação, que puderam prestigiar parte da programação, com mais de 100 atrações, e comprar os livros de suas preferências. A Prefeitura disponibilizou para eles e educadores da rede um voucher (vale-livro) no valor de R$ 60, reforçando a política municipal de incentivo à leitura e acesso ao livro.
Além dos milhares exemplares de variados gêneros de 45 diferentes selos editoriais, os visitantes podem prestigiar o estande dos autores sanjoanenses, onde acontecem vários lançamentos, inclusive de livros financiados pelo Edital Municipal de Incentivo a Autores Locais, da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
Outros estandes dão espaço à inclusão, à Biblioteca Municipal e às práticas integrativas da Secretaria Municipal de Educação. Também há a exposição de artistas plásticos e a comercialização das obras.
A Felisan é organizada pela Secult em parceria da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) e do Sesc/RJ, via Hotel Sesc Grussaí, e conta, ainda, com o apoio de várias secretarias municipais, como a de Educação e a de Turismo e Lazer.
A curadoria da Felisan é do jornalista e historiador Bruno Costa tendo apoio da gerente de Leitura e Literatura da Secult, Izabel Gregório.
“A Felisan vem cumprindo seu papel enquanto política pública que oportuniza acesso ao livro, fomenta o hábito da leitura e traz uma programação plural com uma diversidade. Toda esta conjuntura nós sentiremos em médio e longo prazo, com transformações no campo individual e coletivo”, ressalta Bruno Costa.