Educação premia escolas que se destacaram na Avaliação Contínua da Aprendizagem

Spread the love

O evento de reconhecimento aconteceu nesta quarta-feira (6), na Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM)

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) premiou as unidades escolares que se destacaram no desempenho da Avaliação Contínua da Aprendizagem – Ciclo II/2024 do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O evento de reconhecimento aconteceu nesta quarta-feira (6), na Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM), com a presença da secretária da pasta, Tânia Alberto; a diretora pedagógica Viviane Terra; e a articuladora municipal do CNCA pela Seduct, Layla Constantino.
Professores alfabetizadores e diretores participaram da premiação representando as 20 unidades escolares, que foram contempladas com um troféu e um banner com a colocação de cada escola, de acordo com as diferentes categorias, como Escolas de Pequeno Porte até 100 alunos; Médio Porte – de 101 até 300 alunos; e Grande Porte – mais de 301 alunos.
Tânia destacou que o sistema de avaliação é um instrumento de melhoria da qualidade do ensino, e não deve funcionar como punição. “Devemos enxergar a avaliação como uma oportunidade de melhorar nosso ensino. Alfabetização é a coisa mais importante de uma escola, deve ser um investimento a ser feito com compromisso de todas as pessoas envolvidas. Que todos vejam o trabalho de vocês, pois merecem respeito e reconhecimento por fazerem um trabalho com excelência. Devemos valorizar quem faz bem para estimular todos os demais. Se as crianças forem alfabetizadas até o segundo ano de escolaridade, como propõe o CNCA, os demais problemas serão minimizados. Quando se reprova, não se melhora a qualidade do ensino. E nós estamos aqui hoje pelo desejo de fazer o melhor pelos nossos alunos”, afirmou Tânia.
Viviane destacou que na categoria do 1º ano para leitura, foram avaliados 4.089 estudantes, dos quais 49% atingiram o nível de aprendizagem adequado. Isso significa que 1.996 alunos já consolidaram as habilidades esperadas para essa etapa do desenvolvimento da alfabetização. Já no 2º ano, na avaliação de fluência leitora, foram analisados 3.433 alunos, dos quais 585 alcançaram o perfil de leitores fluentes.
De acordo com o CNCA (2024), esses estudantes leram corretamente mais de 65 palavras em 60 segundos, com uma precisão igual ou superior a 90%, considerando o texto narrativo incluído no teste.
“Estou muito feliz porque estamos juntos celebrando a vitória de vocês, especialmente aqui na Efem, pois a gente sabe o quanto essa casa tem representado para os educadores, com formações e troca de conhecimentos. Vocês merecem esse reconhecimento, sabemos o quanto é difícil alcançar patamares de excelência. Nossa rede tem qualidade e precisamos valorizar o trabalho de vocês. Sabemos o valor de um professor alfabetizador. E isso é só o começo”, afirmou Viviane.
Layla falou sobre a importância do Compromisso Nacional: “Estou muito emocionada, esse dia representa o fortalecimento das nossas ações. O CNCA é uma consultaria, mostra o passo a passo de como podemos acertar cada vez mais. Nosso propósito é esse: buscar acertos, construir uma trajetória cada vez de maior sucesso. O lema do CNCA é esse: colaboração! E estamos empenhados também em diversas outras ações, como, por exemplo, na construção do Cantinho da Leitura, que vai ser uma ferramenta de potência”, destacou.
GESTORES
Diretora da Escola Santa Rita de Cássia, em Chave do Paraíso, Rosemary Gandra, agradeceu parafraseando Airton Senna: “Não ganhei nada, apenas levantei o troféu. Quem venceu foi minha equipe. Eu sou a diretora, mas por trás de mim tem uma equipe que acredita na nossa escola. Nós vamos além, a gente está no caminho certo. Meus alunos são merecedores disso tudo. Nós sabemos o que já enfrentamos: muitas lutas. Nós todos somos vencedores. Eu também venci!”, disse.
Diretor da Escola Doutor Getúlio Vargas, em Tocos, Luiz Augusto Bernardo, falou sobre a ação “É de grande importância esse reconhecimento que vocês estão fazendo, pois isso estimula toda a equipe e a comunidade escolar, mostra a todos que é possível. Essa ação dá um gás enorme na gente, nos sentimos valorizados e podemos mostrar para os pais o trabalho sério que está sendo feito na unidade. Aproveito para agradecer o acesso e feedback que recebemos sempre da equipe da CNCA”, comentou.
UNIDADES
ESCOLA MUNICIPAL MANOEL CORRÊA GONÇALVES
1º Lugar – Aprendizagem Adequada – Leitura – Categoria Pequeno Porte – Até 100 alunos.
ESCOLA MUNICIPAL FAZENDA CHALITA
2º Lugar – Aprendizagem Adequada – Leitura – Categoria Pequeno Porte – Até 100 alunos.
ESCOLA MUNICIPAL SANTA RITA DE CÁSSIA
3º Lugar – Aprendizagem Adequada – Leitura – Categoria Pequeno Porte – Até 100 alunos.
ESCOLA MUNICIPAL NAÇÃO GOITACÁ
1º Lugar – Aprendizagem Adequada – Leitura – Categoria Médio Porte – De 101 até 300 alunos.
ESCOLA MUNICIPAL INSTITUTO PROFISSIONAL SÃO JOSÉ
1º Lugar – Aprendizagem Adequada – Leitura – Categoria Médio Porte – De 101 até 300 alunos.
ESCOLA ESTADUAL MUNICIPALIZADA ALBERTO LAMEGO
1º Lugar – Aprendizagem Adequada – Leitura – Categoria Pequeno Porte – Até 100 alunos.
ESCOLA MUNICIPAL ALICÉRIO RIBEIRO DA SILVA
1º Lugar – Aprendizagem Adequada – Leitura – Categoria Pequeno Porte – Até 100 alunos.
ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
2º Lugar – Aprendizagem Adequada – Leitura – Categoria Grande Porte – Mais de 301 alunos.
ESCOLA MUNICIPAL ANLEIFER LEITE FERNANDES
2º Lugar – Aprendizagem Adequada – Leitura – Categoria Grande Porte – Mais de 301 alunos
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE ANCHIETA
3º Lugar – Aprendizagem Adequada – Leitura – Categoria Pequeno Porte – Até 100 alunos
ESCOLA MUNICIPAL INICIAÇÃO AGRÍCOLA JOSÉ FRANCISCO MOTA VASCONCELOS
1º Lugar – Aprendizagem Adequada – Leitura – Categoria Grande Porte – Mais de 301 alunos.
ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR GETÚLIO VARGAS
2º Lugar – Aprendizagem Adequada – Leitura – Categoria Grande Porte – Mais de 301 alunos.
ESCOLA MUNICIPAL LULO FERREIRA DE ARAÚJO
3º Lugar – Aprendizagem Adequada – Leitura – Categoria Grande Porte – Mais de 301 alunos.
ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOÃO
1º Lugar – Leitor Fluente – Categoria: Pequeno Porte – Até 100 alunos.
ESCOLA MUNICIPAL SANTA RITA DE CÁSSIA
2º Lugar – Leitor Fluente – Categoria: Pequeno Porte – Até 100 alunos.
ESCOLA MUNICIPAL ISABEL MARIA POLÔNIO TAVARES
3º Lugar – Leitor Fluente – Categoria: Pequeno Porte – Até 100 alunos.
ESCOLA MUNICIPAL ELOY ORNELAS
1º Lugar – Leitor Fluente – Categoria: Grande Porte – Mais de 301 alunos.
ESCOLA MUNICIPAL LIONS II
2º Lugar – Leitor Fluente – Categoria: Médio Porte – De 101 até 300 alunos.
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA WILMAR CAVA BARROS
3º Lugar – Leitor Fluente – Categoria: Grande Porte – Mais de 301 alunos.
ESCOLA MUNICIPAL SAGRADA FAMÍLIA
1º Lugar – Leitor Fluente – Categoria: Grande Porte – Mais de 301 alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *